Brasil Mineral Logo
HOMENAGEM

A primeira Professora Emérita em 113 anos na Engenharia da UFMG

Por evando
A primeira Professora Emérita em 113 anos na Engenharia da UFMG

A engenheira de minas e professora Maria José Gazzi Salum, que é membro do Conselho Consultivo de Brasil Mineral, tornou-se a primeira mulher a receber a outorga de Professora Emérita da Escola de Engenharia da UFMG, em 113 anos de história da instituição. O título foi concedido em cerimônia pública realizada no âmbito da Universidade no dia 16 de dezembro, com a presença de diversas autoridades.

No discurso que justificou a outorga, o diretor da Faculdade de Engenharia da UFMG, Cícero Murta Diniz Starling, destacou a importância da professora Maria José

como Vice-Diretora da Escola de Engenharia pela grande valorização do ensino de graduação, tendo deixado um legado que contribuiu para que adiante fossem nucleados projetos na Escola como o ENG200, Engenharia Recebe, Núcleo de Apoio Pedagógico e Núcleo de Acolhimento.

 

“Como docente, a Profa. Maria José foi uma educadora que inspirou e formou gerações de engenheiros e engenheiras, transmitindo não apenas conhecimento técnico, mas valores de ética, compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social. Sua dedicação à extensão universitária e ao apoio aos pequenos produtores minerais é um testemunho de sua visão inclusiva e transformadora.

 

A Profa. Profa. Maria José também atuou de forma destacada na construção de uma ponte acadêmica entre as áreas da mineração e de sustentabilidade ambiental, gerando, por exemplo, uma maior aproximação entre atuais Cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Minas. Também sempre trouxe consigo a característica de pessoa conciliadora e continuamente preocupada com o bem-estar das pessoas, o que ficou bem evidente em sua passagem na Administração da Universidade como Pró-Reitora de Recursos Humanos.

 

Hoje, a Profa. Maria José deixa mais um legado, por se tornar a primeira Professora Emérita da Escola de Engenharia nos seus 113 anos de história, continuando a nortear novas gerações de alunas, professoras e servidoras técnica-administrativas em educação da UFMG, além dos demais membros da comunidade.

 

Sua nomeação como a primeira Professora Emérita da Escola de Engenharia simboliza o reconhecimento de uma luta histórica por espaço, representatividade e equidade de gênero em uma área que, por tanto tempo, foi majoritariamente masculina. A presença da Profa. Maria José neste lugar de destaque é um reflexo de sua competência e perseverança, mas também um farol que ilumina o caminho para futuras gerações de engenheiras, inspirando mulheres a alcançarem seus sonhos e conquistarem seu espaço na ciência, na engenharia e na gestão. A Profa. Maria José Gazzi Salum é uma prova viva de que a engenharia não tem gênero, e de que nossa instituição é capaz de reconhecer e valorizar as contribuições de mulheres extraordinárias”. A solenidade de outorga do título de Professora Emérita à professora Maria José pode ser vista, na íntegra, em https://www.youtube.com/live/wG1cKQO_cZA?si=mQXONMnMsqtAbOzI

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados