ABIROCHAS receia consequências negativas de tarifas para exportações do setor

A Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) divulgou nota sobre a decisão do Governo dos Estados Unidos de sobretaxar as exportações brasileiras em mais de 50% a partir de 1º de agosto. Para a associação, tal medida trará consequências negativas, de ambos os lados, para as empresas que compartilham contratos e interesses econômicos de longo prazo. Adicionalmente, criará um ambiente mais amplo de insegurança econômica para uma corrente de comercio bilateral da ordem de US$ 80 bilhões.
O setor brasileiro de rochas ornamentais está preocupado com a possível vigência dessa medida, tendo em vista que cerca de 60% das suas exportações da ordem de US$ 1,3 bilhão por ano tem como destino o mercado americano, fruto do amadurecimento comercial e da confiança daquele mercado na indústria brasileira do setor. Esta relação foi construída ao longo de 25 anos, sob a liderança institucional da ABIROCHAS e com o apoio da ApexBrasil.
As rochas ornamentais e de revestimento representam o 5º bem mineral mais exportado pelo Brasil, em valor. A cadeia produtiva está lastreada em empresas de micro, pequeno e médio portes e as exportações respondem por 35% da produção nacional do setor; 72% das exportações brasileiras estão representadas por produtos beneficiados que, inclusive, respondem por 100% do que é exportado para os EUA. Não há uma corrente de comércio nesse particular, porque o Brasil fornece um bem que não tem produção nos EUA – as chapas de materiais pétreos.
A ABIROCHAS, diante do risco de sérios prejuízos sociais e econômicos para a indústria brasileira de rochas ornamentais, com reflexos desastrosos sobretudo para o estado do Espírito Santo, espera que todos os esforços diplomáticos cabíveis sejam envidados. O governo está, de fato, anunciando tal empenho, com o objetivo de restabelecer um ambiente institucionalmente equilibrado e comercialmente justo entre as duas nações, condição essencial para a construção do progresso.
Carregando recomendações...