Brasil Mineral Logo
TERRAS RARAS

Aclara Resources faz parceria nos EUA para operar planta-piloto

Por evando
Aclara Resources faz parceria nos EUA para operar planta-piloto

A Aclara Resources Inc. firmou parceria estratégica com o Instituto Politécnico e a Universidade Estadual da Virgínia para a operação de sua planta-piloto de separação de terras raras (REE). A instalação apresentará a tecnologia de extração por solvente da Aclara para a produção de elementos de terras raras leves e pesadas (HREEs) individuais de alta pureza. A parceria foi iniciada por meio de um memorando de entendimento não vinculativo entre a Aclara Technologies Inc., subsidiária da Aclara sediada nos Estados Unidos, e a Virginia Tech, uma instituição pública sem fins lucrativos de ensino superior reconhecida por sua excelência em engenharia de mineração, minerais e ciência dos materiais.

O memorando de entendimento estabelece as bases para uma aliança acadêmica e científica de longo prazo, que será formalizada por meio de acordos definitivos entre as partes. A planta-piloto de separação, atualmente em implementação no Centro de Pesquisa Corporativa da Virginia Tech, foi projetada especificamente com base nas características da produção de carbonatos de terras raras mistas do Projeto Carina, da Aclara. Esta será uma instalação única, diferenciada por seu acesso a uma fonte sustentável de matéria-prima de terras raras pesadas, fornecida pela planta-piloto da Aclara para carbonatos de terras raras mistas, atualmente em operação em Goiânia (GO). Espera-se que a instalação produza didímio (NdPr), térbio (Tb) e disprósio (Dy) com pureza superior a 99,5%, demonstrando a integração perfeita das operações da Aclara no Brasil e nos Estados Unidos.

A parceria reforça o compromisso compartilhado da Aclara e da Virginia Tech em garantir uma cadeia de suprimentos doméstica robusta e sustentável para o HREE crítico. “Nossa parceria com a Virginia Tech representa um marco estratégico na missão da Aclara de abordar a vulnerabilidade crítica no fornecimento de terras raras pesadas fora da China. Ao combinar nossa matéria-prima rica em HREE e nossa tecnologia de separação proprietária com a excelência acadêmica da Virginia Tech, estamos oferecendo uma solução concreta, integrada, independente e resiliente para abordar uma vulnerabilidade crítica para os Estados Unidos e outros países. Somos gratos pela parceria e apoio da Virginia Tech e esperamos uma aliança de longo prazo que promova inovação, desenvolvimento de talentos, tecnologia sustentável e liderança científica. Este é apenas o começo de algo verdadeiramente significativo e um divisor de águas no fornecimento de HREE”, comentou Hugh Broadhurst, Diretor de Operações da Aclara.

Aaron Noble, Professor e Chefe do Departamento de Engenharia de Mineração e Minerais e Chefe Interino do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais, comentou: “Estou extremamente entusiasmado com esta parceria inovadora entre a Aclara e a Virginia Tech, pois representa um alinhamento estratégico de valores e visão. A liderança da Aclara em extração e processamento de terras raras complementa o compromisso do nosso departamento com o avanço da tecnologia e a preparação de futuros líderes na indústria de mineração. Uma vez instalada no campus da Virginia Tech, sua instalação piloto trará inovação industrial de ponta à nossa porta, ao mesmo tempo em que criará oportunidades transformadoras para avançar nossos esforços contínuos de P&D em separações de terras raras. Mais importante ainda, ela fornecerá uma plataforma única para treinamento prático e aprendizado experiencial — características da experiência educacional da Virginia Tech e essenciais para a força de trabalho de terras raras da próxima geração. Esta colaboração é um passo ousado que alinha pesquisa, educação e inovação para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes da indústria de mineração”.

A Virginia Tech, por meio do trabalho de Aaron Noble e colegas do Departamento de Mineração e Engenharia de Minerais, liderou diversos projetos financiados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, focados em diversos aspectos da cadeia de suprimentos de terras raras, desde a exploração de recursos até o processamento e recuperação, passando pela separação e refino de elementos. Nos últimos dez anos, Noble e colegas de seu departamento concluíram mais de 64 projetos de P&D em terras raras, patrocinados pelo governo federal, com financiamento total para pesquisa superior a US$ 32 milhões. Noble também colaborou com diversas universidades americanas para explorar soluções de mineração e processamento econômicas e ambientalmente responsáveis. Juntos, esses esforços posicionaram a Virginia Tech como líder nacional em pesquisa e desenvolvimento tecnológico em terras raras. Por meio dessa parceria, a Aclara e a Virginia Tech concordam em estabelecer uma estrutura colaborativa para fornecer aos alunos e professores da Virginia Tech acesso às instalações piloto da Aclara, promover pesquisas e oportunidades de emprego em tecnologia de separação de terras raras e fornecer à Aclara acesso a essas ideias de pesquisa e profissionais em potencial para sua futura força de trabalho. Ambas as Partes esperam se beneficiar de maior visibilidade e oportunidades de networking por meio das instalações piloto da Aclara, que devem atrair investidores, jornalistas, autoridades governamentais, empresas do setor e desenvolvedores de tecnologia.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados