Brasil Mineral Logo
TERRAS RARAS

Aclara Resources firma parceria com Stanford para desenvolver inovações em IA

Por evando
Aclara Resources firma parceria com Stanford para desenvolver inovações em IA

A Aclara Resources Inc. anunciou uma colaboração estratégica com a Universidade de Stanford para acelerar o desenvolvimento de inovações em inteligência artificial (IA) com o objetivo de garantir uma cadeia de suprimentos resiliente e sustentável para elementos de terras raras pesadas (HREE). A parceria foi iniciada por meio de uma Carta de Intenções (LOI) de longo prazo entre a Aclara Technologies Inc., subsidiária americana da Aclara, e a Mineral-X de Stanford, uma iniciativa de pesquisa focada na transformação da cadeia de suprimentos de minerais críticos por meio de tecnologias avançadas, particularmente inteligência artificial (IA), ciência da decisão e ciência de dados. Este acordo estabelece a base para uma forte aliança acadêmica e tecnológica, alavancando soluções avançadas de IA para otimizar a cadeia de suprimentos de HREE desde o início — começando pela exploração e continuando pelo processamento e integração da cadeia de suprimentos.

Os principais objetivos da colaboração Aclara-Stanford são o desenvolvimento conjunto de modelos preditivos baseados em IA para melhor compreender e direcionar a mineralização de ETR em regolito e argilas iônicas; Intercâmbio acadêmico e técnico entre pesquisadores, estudantes e profissionais de ambas as instituições para apoiar o treinamento mútuo, a transferência de conhecimento e a capacitação e Oportunidades de inovação em exploração sustentável, rastreabilidade e desenvolvimento responsável de cadeias de suprimentos de terras raras, além da Coautoria de publicações científicas e gestão conjunta da propriedade intelectual relacionada a aplicações de IA em exploração, garantindo a confidencialidade e gerenciando os direitos de propriedade intelectual de acordo com as políticas internas de cada Parte.

“Esta parceria com a Mineral-X de Stanford reforça nosso compromisso com a inovação e a liderança na cadeia global de suprimentos de terras raras”, comentou Ramón Barúa, CEO da Aclara. “Ao incorporar a Aclara ao ecossistema de inovação do Vale do Silício e combinar nossa expertise em terras raras pesadas com as tecnologias avançadas de IA da Mineral-X, pretendemos desenvolver em conjunto soluções mais inteligentes, limpas e seguras que fortaleçam a resiliência de cadeias de suprimentos alternativas”. Para Jef Caers, fundador da Mineral-X e professor de Ciências da Terra e Planetárias na Escola de Sustentabilidade Stanford Doerr, a colaboração com a equipe de ciência de dados e geociências de classe mundial da Aclara é um sucesso. “Sua equipe traz a mais alta experiência profissional em exploração de terras raras e avaliação de recursos, e a Mineral-X está ansiosa para expandir os limites da capacidade preditiva da ciência de dados com interação humana e da IA, tornando o empreendimento de exploração mais eficiente, mais direcionado e menos dispendioso”, afirma

Por meio dessa parceria, a Aclara refinará e aprimorará seu uso de inteligência artificial (IA) para acelerar a descoberta e o desenvolvimento de depósitos de terras raras hospedados em argila iônica, fontes cruciais das terras raras pesadas necessárias para ímãs permanentes em veículos elétricos, turbinas eólicas e outras tecnologias de descarbonização. A Mineral-X é globalmente reconhecida como a plataforma de pesquisa líder em exploração mineral habilitada por IA. Ela serviu como plataforma de lançamento para algumas das startups de IA de mineração mais bem-sucedidas do mundo e está na vanguarda da integração de aprendizado de máquina, geociências e sustentabilidade.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados