Brasil Mineral Logo
VALE

Acordos para Mega Hubs no Oriente Médio

Acordos para Mega Hubs no Oriente Médio

A produção de HBI utiliza gás natural, que emite aproximadamente 60% menos CO2.

A Vale assinou três acordos, em outubro, com autoridades locais e clientes para estudarem em conjunto o desenvolvimento de complexos industriais (Mega Hubs) no Reino da Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos, e no Sultanato de Omã para produzir hot briquetted iron (HBI) e produtos de aço para suprir ambos os mercados locais e transoceânico, com redução significativa das emissões de CO2.

A produção de HBI utiliza gás natural, que emite aproximadamente 60% menos CO2, quando comparado com a produção de ferro gusa através da rota integrada BF-BOF. Futuramente, o gás natural será substituído por hidrogênio e a utilização de energia renovável poderá eliminar as emissões de CO2. A expectativa é que a Vale construa e opere as plantas de concentração e briquetagem de minério de ferro nos hubs, assegurando a oferta de produtos aglomerados de alta qualidade e que os parceiros do Oriente Médio promovam a construção da infraestrutura logística necessária. Os investidores e/ou clientes devem construir e operar as plantas de redução direta. Os Mega Hubs devem abastecer diferentes mercados em todo o mundo, apoiando a descarbonização da indústria siderúrgica. “Nós estamos muito satisfeitos em anunciar essas parcerias, que nós acreditamos que serão chave para apoiar a descarbonização da indústria siderúrgica. Com essa iniciativa, a Vale vai garantir a disponibilidade de produtos aglomerados de alta qualidade e promover a expansão da indústria do aço com baixa emissão de CO2”, disse Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.

A Vale assinou Memorando de Entendimento com o Saudi Arabia’s National Industrial Development Center (NIDC) para estudar o desenvolvimento de um Mega Hub na cidade industrial Ras Al Khair. Sob a tutela do Ministério da Indústria e Recursos Minerais, o NIDC é responsável por estabelecer relações com as principais organizações industriais, impulsionando o desenvolvimento industrial do Reino da Arábia Saudita, sendo líder de pensamento e referência para o setor industrial local, apoiando a liderança econômica e técnica no Reino. Outro acordo foi assinado com a Emirates Steel Arkan (ESA) para estudar em conjunto o desenvolvimento de Mega Hub na Zona Econômica de Khalifa, em Abu Dhabi (KEZAD). A ESA é uma sociedade anônima e a maior produtora de aço e materiais de construção dos Emirados Árabes Unidos e abastece os mercados doméstico e internacional com produtos acabados de aço de alta qualidade como fio-máquina, vergalhões, perfis pesados e estacas de chapa fina. Além disso, o Grupo produz cimento premium, blocos, tubos, e argamassa seca, criando um portfólio único para os setores de construção e manufatura.

O último Memorando de Entendimento assinado pela Vale foi com o Ministério do Comércio, da Indústria e Promoção do Investimento do Sultanato de Omã para estudarem em conjunto o desenvolvimento de Mega Hub na Zona Econômica Especial em Duqm. Marcello Spinelli, Vice-Presidente Executivo de Ferrosos da Vale, afirmou que a Vale vê grande oportunidade na rota de redução direta, com a demanda transoceânica por esses produtos aglomerados de alta qualidade. A expectativa é de crescimento de 100 milhões de toneladas nos próximos 15 a 20 anos. “Nós devemos estruturalmente aumentar nossa oferta desses produtos aglomerados de grande valor nos próximos anos, melhorando o valor do nosso portfólio de produto. Nós acreditamos fortemente que o Oriente Médio, com seus preços competitivos de energia, localização estratégica e a mentalidade empreendedora, tem um conjunto único de condições para desenvolver com sucesso os hubs integrados.”

A iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris liderando o caminho em direção a mineração sustentável.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados