Ajudando a produzir “Aço Verde” em planta sueca

Acordo prevê o estudo e teste de produtos de minério de ferro de qualidade premium das minas da Anglo American
A Anglo American assinou um memorando de entendimento com a H2 Green Steel, produtora sueca de hidrogênio e aço, para trabalhar em conjunto no avanço dos processos de produção de aço de baixo carbono. O acordo prevê o estudo e teste de produtos de minério de ferro de qualidade premium das minas Kumba, da Anglo American, na África do Sul e da mina Minas-Rio, no Brasil, como matéria-prima para o processo de produção de ferro reduzido direto (DRI) da H2 Green Steel em sua planta de Boden, na Suécia.
“A colaboração com líderes da indústria que compartilham uma visão para a produção de aço descarbonizada é fundamental para nosso compromisso de reduzir as emissões em nossas cadeias de valor”, disse Peter Whitcutt, CEO da divisão de marketing da Anglo American. Para o executivo da Anglo, a parceria com a H2 Green Steel se concentrará em explorar maneiras de obter minério de ferro premium e produzido de forma responsável nas operações para ser usado como matéria-prima no processo de produção de baixo carbono da planta de Boden. “Isto abrirá um caminho para uma maneira mais limpa e ecológica de produzir aço - um dos materiais da espinha dorsal para a implantação da infraestrutura de transição energética e para o desenvolvimento socioeconômico global contínuo”.
Luisa Orre, Chief Procurement Officer da H2 Green Steel, disse que a empresa tem como meta descarbonizar setores difíceis, e que isso só é possível com fortes parcerias ao longo da cadeia de valor com um verdadeiro compromisso de reduzir as emissões dos escopos 1, 2 e 3. “Estamos impressionados com os esforços da Anglo American para trazer produtos de minério de ferro de alta qualidade para clientes que se concentram em ferro de baixo carbono e siderurgia, e esperamos continuar trabalhando com eles, não apenas para nossa primeira planta de aço integrada com hidrogênio verde na Suécia, mas também para outras localizações futuras globalmente”.
Lançado em 2021, o H2 Green tem o objetivo de acelerar a descarbonização da indústria siderúrgica usando hidrogênio verde. A empresa está desenvolvendo uma planta DRI totalmente integrada, digitalizada e circular em Boden, norte da Suécia, que produzirá aço verde, reduzindo as emissões de CO₂ em até 95% em comparação com a siderurgia tradicional. O fundador e maior acionista da H2 Green Steel é a empresa de investimentos Vargas.
Com base na série de compromissos ambientais e outros estabelecidos em seu Plano de Mineração Sustentável de 2018, a Anglo American estabeleceu uma ambição em 2021 para reduzir suas emissões de Escopo 3 em 50% até 2040, com base em um compromisso pré-existente para atingir níveis operacionais (ou seja, Escopo 1 e 2) e neutralidade carbônica no mesmo ano. Com a maioria das emissões de Escopo 3 da Anglo American vinculadas a materiais – carvão siderúrgico e minério de ferro – vendidos na indústria siderúrgica, a cadeia de valor do aço é fundamental para os esforços de descarbonização. A Anglo pretende atrair clientes com ambições semelhantes para um futuro de baixo carbono. A mineradora assinou acordos com várias grandes siderúrgicas na Europa e na Ásia para pesquisar matérias-primas eficientes adequadas para uso na produção de aço de ferro reduzido direto (DRI), incluindo pelotas de minério de ferro e minério de ferro granulado.
A produção de aço por DRI é um método de produção tecnicamente comprovado, estimado para ser significativamente menos intensivo em carbono do que o processo de fabricação de aço integrado de alto-forno e forno básico de oxigênio. Ao usar hidrogênio verde como agente redutor, o processo pode ser amplamente isento de CO2.
Carregando recomendações...