Brasil Mineral Logo
GÁLIO

Alcoa tem apoio de EUA e Austrália em projeto de refinaria

Alcoa tem apoio de EUA e Austrália em projeto de refinaria

Após a conclusão das avaliações de viabilidade, a Alcoa espera que uma joint venture (SPV) dos EUA, Austrália e Alcoa entre na joint venture com a JAGA para construir uma planta de gálio.

A Alcoa Corporation comemora o apoio dos governos dos Estados Unidos e da Austrália para avançar no desenvolvimento de uma planta de gálio a ser localizada na refinaria de alumina Wagerup da empresa, na Austrália Ocidental. Este último desenvolvimento segue o apoio dado ao projeto pela Japan Australia Gallium Associates Pty Ltd (JAGA), uma joint venture entre o Governo Japonês e a Sojitz Corporation, por meio de um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA) com a Alcoa, anunciado em agosto de 2025.

Após a conclusão das avaliações de viabilidade, a Alcoa espera que uma joint venture (SPV) dos EUA, Austrália e Alcoa entre na joint venture com a JAGA para construir uma planta de gálio. A planta, que seria operada pela Alcoa, deverá produzir 100 toneladas métricas de gálio anualmente. O anúncio de hoje confirma o apoio à joint venture de gálio. Nos termos do acordo não vinculativo, os governos dos EUA e da Austrália e a Alcoa forneceriam capital à SPV e receberiam a aquisição de gálio proporcionalmente às suas participações. Entre outras finalidades, o capital seria utilizado para a preparação dos estudos finais de viabilidade e para o desenvolvimento e a construção do projeto. Os acordos definitivos para a joint venture de gálio serão elaborados entre os governos dos Estados Unidos, Austrália e Japão, e a Alcoa e a Sojitz.

O gálio está naturalmente presente na bauxita, matéria-prima utilizada na produção de alumina, e pode ser extraído durante o processo de refino. O gálio é um mineral essencial para a tecnologia, especialmente para a indústria de semicondutores e os setores de defesa, sendo reconhecido como vital para a segurança nacional pelos Estados Unidos, Austrália e Japão. Globalmente, a produção de gálio concentra-se em uma única fonte, e os controles de mercado aumentaram o interesse em estabelecer e garantir cadeias de suprimentos alternativas. “A Alcoa tem contribuído significativamente para as economias americana e australiana e acolhe com satisfação a oportunidade de apoiar ambas as nações no desenvolvimento de uma nova fonte de gálio”, disse o presidente e CEO da Alcoa, William F. Oplinger. “O apoio ao investimento dos governos americano e australiano ressalta o papel da Alcoa no apoio ao desenvolvimento da cadeia de suprimentos de minerais essenciais e a importância de nossas operações australianas não apenas para a indústria do alumínio, mas também como essenciais para os setores de manufatura, tecnologia e defesa”. A Alcoa continuará a trabalhar em cooperação com o Governo da Austrália Ocidental para o desenvolvimento do projeto, de acordo com o Acordo Estadual e a estrutura de aprovações. As partes têm como meta a decisão final de investimento e a produção em 2026.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados