
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) visitou a sede da empresa alemã RWE, especializada na geração de energia renovável, em parceira da companhia inglesa Brazil Iron. A visita teve como objetivo o acesso a soluções inovadoras para a mineração sustentável, visando a aplicação de práticas ambientalmente responsáveis no setor mineral da Bahia. Acompanhado pelo vice-presidente de Relações Institucionais da Brazil Iron, Emerson Souza, e do gerente de Projetos Especiais da Brazil Iron, Chris Saxton, Henrique Carballal, presidente da CBPM, se reuniu com o diretor da RWE, Arie Hertzier, e conheceu as avançadas técnicas de mineração sustentável e produção de energia limpa desenvolvidas pela RWE, que serão aplicadas no projeto da Brazil Iron na Bahia, com foco na produção de ferro verde.
Com mais de 100 anos de experiência em mineração, a RWE é uma referência global em energia e atualmente se destaca pela produção de energia a partir de diversas fontes, incluindo termelétricas, parques fotovoltaicos, eólicos e iniciativas em hidrogênio verde. Além disso, a RWE possui um amplo conhecimento em soluções ambientais eficientes, promovendo atividades mineradoras com baixo impacto ambiental. “A mesma técnica e condições que estão sendo aplicadas aqui serão implementadas na mina que a Brazil Iron vai desenvolver na Bahia”, afirmou Carballlal ao citar a importância de incorporar essas tecnologias no projeto da Brazil Iron na Bahia. Entre as tecnologias apontadas estão máquinas que, além de operarem na mineração, são capazes de recompor o solo, promovendo a recuperação ambiental e o reflorestamento das áreas exploradas.
Afirmando estar comprometida com a descarbonização da indústria siderúrgica, a Brazil Iron está desenvolvendo o projeto que prevê o beneficiamento de minério de ferro, construção de ramal ferroviário e instalação de plantas siderúrgicas em solo baiano. Com o uso de 100% de energia renovável e recursos de minério de ferro de alta qualidade, a empresa busca impulsionar a transição da indústria rumo ao carbono zero por meio da produção do chamado ferro verde. Carballal diz que a parceria com a Brazil Iron e a RWE representa um avanço significativo para a mineração sustentável na Bahia, alinhando-se às melhores práticas ambientais e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. “O ferro verde da Brazil Iron tem o potencial de posicionar a Bahia como referência global na produção de minério de ferro sustentável, fortalecendo a transição para uma economia de baixo carbono, que é um dos compromissos do nosso governador, Jerônimo Rodrigues, com o futuro do nosso estado”, completou Carballal.
Carregando recomendações...