
A CEO e fundadora da Sigma Lithium, Ana Cabral, recebeu o título de Cidadã Honorária do Estado de Minas Gerais, conferido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A honraria celebra a liderança da executiva e o modelo de negócio pioneiro que a empresa implementou no Vale do Jequitinhonha, baseado em inovação ambiental e desenvolvimento social profundo. A concessão do título teve como base o legado tangível que a Sigma Lithium está construindo em Araçuaí e Itinga ao estabelecer um novo paradigma para a mineração mundial ao desenvolver a primeira planta de Lítio Verde do planeta, que opera com zero barragens de rejeitos, zero uso de químicos nocivos, zero uso de água potável, zero uso de energia “suja” e zero carbono – inovação que endereça diretamente as maiores preocupações ambientais do setor.
Além da vanguarda tecnológica, o impacto humano foi um pilar central para o reconhecimento de Ana Cabral. Por meio de iniciativas como o programa ‘Dona de Mim’, a Sigma Lithium já capacitou mais de 2 mil mulheres da região em áreas como empreendedorismo e habilidades para o mercado de trabalho, fomentando a independência financeira e a equidade de gênero.
Os projetos ‘Seca Zero’, de construção de sistemas de captação de água da chuva e poços artesianos, e ‘Água Para Todos’, de distribuição de caixas d’água para as comunidades do entorno, levam segurança hídrica a dezenas de famílias, mitigando os efeitos históricos da seca no Vale. “Esta homenagem pertence à resiliência e à força do povo do Vale do Jequitinhonha. Ela é o reconhecimento de que é possível unir desenvolvimento econômico com justiça social e respeito absoluto ao meio ambiente”, disse Ana Cabral.
Para ela, programas como o Dona de Mim e o Seca Zero estão no centro da licença da Sigma para operar. “O Lítio Verde que produzimos carrega em si o DNA do progresso social e da sustentabilidade de Minas Gerais. É um orgulho imenso estar aqui representando os nossos milhares de profissionais que ajudam a tornar nosso propósito realidade na região”. Com a geração de mais de 1.500 empregos diretos e a priorização de fornecedores e mão de obra locais, a Sigma Lithium está efetivamente criando um ecossistema de inovação que posiciona Minas Gerais como líder na transição energética global, no centro da cadeia produtiva de baterias e veículos elétricos, e prova que o desenvolvimento econômico pode, e deve, ser um vetor para a redução de desigualdades históricas.
Carregando recomendações...