Brasil Mineral Logo
OURO

ANM aprova prosseguimento de atividades da Jaguar Mining em Turmalina

Por evando
ANM aprova prosseguimento de atividades da Jaguar Mining em Turmalina

A Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou que a Jaguar Mining prossiga com os trabalhos preparatórios essenciais em sua mina Turmalina, localizada em Conceição do Pará, sudoeste de Minas Gerais. As operações na mina estão temporariamente suspensas desde dezembro de 2024, após um incidente na pilha seca de Satinoco. Embora as atividades autorizadas não abordem diretamente a estabilidade da pilha, elas são essenciais para o cumprimento de todos os pré-requisitos de segurança necessários para o reinício gradual da produção. O trabalho inclui o desenvolvimento de uma rota de acesso secundária para os depósitos de minério Faina e C-8, juntamente com modificações importantes no sistema de ventilação da mina. A implementação dessas modificações teve início em 9 de agosto de 2025.

Esta aprovação federal ocorre após a recente emissão de uma licença municipal (alvará) pelo município de Conceição do Pará, que também permite à Jaguar iniciar os trabalhos preparatórios antes do reinício previsto das operações. A licença municipal é válida por três meses e pode ser renovada por mais três meses, em apoio ao plano de trabalho em andamento. Paralelamente, a Jaguar também está finalizando um Termo de Acordo com o Ministério Público, que inclui uma auditoria técnica independente para confirmar a segurança em Turmalina, bem como um pagamento para encerrar a única ação civil pública remanescente relacionada ao incidente de Satinoco da qual a companhia tem conhecimento.

Embora as atividades de mineração em sua totalidade ainda não estejam permitidas, esses marcos regulatórios representam um progresso significativo em direção ao reinício das operações em Turmalina e refletem o compromisso da Companhia em operar com os mais altos padrões de segurança regulatória e responsabilidade ambiental. Os trabalhos para as atividades aprovadas estão em andamento, com o reinício da produção previsto para o primeiro trimestre de 2026. "A autorização federal concedida pela ANM, juntamente com a recente emissão da licença municipal de alvará, demonstra um arcabouço regulatório bem coordenado e em fases que nos permite iniciar os trabalhos essenciais de segurança e preparação em Turmalina. Este é um marco importante em nosso processo contínuo e estruturado. Com as atividades preparatórias na mina em andamento e após a conclusão e confirmação independente da reabilitação de Satinoco, esperamos que a ANM suspenda as restrições restantes, permitindo a retomada segura e completa das operações de mineração”, disse Luis Albano Tondo, CEO da Jaguar.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados