Brasil Mineral Logo
ALUMÍNIO

Anunciada expansão da plataforma Recircula Brasil

Anunciada expansão da plataforma Recircula Brasil

"A expansão do Recircula Brasil é fundamental para demonstrarmos todo o valor ambiental do alumínio brasileiro e abrir mercados”, afirma Janaina Donas.

A presidente da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Janaina Donas, participou, no dia 17 de novembro, do anúncio da expansão do Recircula Brasil, plataforma nacional de rastreamento e certificação de materiais reciclados, no Pavilhão Brasil da COP30, em Belém (PA). O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, lançaram a nova fase do programa que inclui, pela primeira vez, a cadeia do alumínio entre os segmentos rastreados. “A rastreabilidade é um importante instrumento para garantir isonomia tributária e impulsionar a economia circular, além de fortalecer a competitividade e garantir acesso aos mercados internacionais. A expansão do Recircula Brasil é fundamental para demonstrarmos todo o valor ambiental do alumínio brasileiro e abrir mercados”, afirma Janaina Donas. O alumínio brasileiro já se destaca por sua alta taxa de reciclagem e pela baixa pegada de carbono, impulsionada pela matriz energética predominantemente renovável.

A plataforma desenvolvida pela ABDI em parceria com a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e operacionalizada pela Central de Custódia já rastreou, desde julho de 2024, mais de 50 mil toneladas de plástico reciclado com base em notas fiscais eletrônicas, envolvendo mais de 300 fornecedores e clientes de diversos setores industriais. Agora, com a inclusão de alumínio, vidro, papel e têxtil, o sistema avança em abrangência e consolida-se como principal ferramenta de rastreio do País.

A nova fase do Recircula Brasil marca ainda a implantação de uma governança de dados centralizada pela ABDI, assegurando interoperabilidade nacional e um ponto único de acesso para fiscalização ambiental e da circularidade industrial. A iniciativa prepara o caminho para que, já em 2025, a plataforma seja reconhecida como instrumento oficial de verificação das metas regulatórias de circularidade do plástico. O evento também contou com a participação de Perpétua Almeida, diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI; Julia Cruz, secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC; e Adalberto Maluf, secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA (Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima).

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados