Brasil Mineral Logo
OURO

Anunciadas mudanças no comando da AngloGold Ashanti

Por evando
Anunciadas mudanças no comando da AngloGold Ashanti

A AngloGold Ashanti anunciou que o atual presidente da AngloGold Ashanti Latam Marcelo Pereira irá assumir o cargo de Chief Operating Officer (COO). À frente das operações na América Latina, no Brasil e Argentina, desde julho de 2023, o executivo irá liderar todas as operações globais da companhia, com presença em 10 países e 11 minas nas Américas, África e Austrália. Durante seu mandato, Pereira transformou as operações da AngloGold Ashanti Latam ao conquistar resultados expressivos em todas os âmbitos do negócio, ampliando a lucratividade, a eficiência em custos e a sustentabilidade das operações, baseado em uma governança sólida, com as pessoas em primeiro lugar e uma clara estratégia de de-risking para a região.

Formado em administração de empresas, especialização em gestão de pessoas, pós-graduação em Engenharia de Produção Mineral e MBA Executivo em Gestão de negócios, Marcelo tem mais de 26 anos de atuação no setor de Mineração e Metalurgia e já atuou em empresas como Vale, Kinross, Nexa, Taboca e Itafós na gestão de grandes operações subterrâneas e a céu aberto no Brasil, EUA, Canadá, Peru, Chile, Argentina, Austrália e Egito.

Para substituir Marcelo pereira, a AngloGold Ashanti  nomeou Luís Otávio de Lima, atual vice-presidente das Operações Cuiabá, em Minas Gerais. Na empresa desde 2019, Luís liderou o principal ativo da empresa na região, transformando-o em referência de produtividade e segurança. Sob sua gestão, no primeiro trimestre de 2025, a produção da mina atingiu 58 mil onças. Em 2024, a AngloGold Ashanti totalizou 526 mil onças de ouro, sendo 351 mil produzidas no Brasil, das quais 271 mil onças foram geradas pelas Operações Cuiabá.

No âmbito da segurança operacional, a gestão de Luís Lima também se destacou internacionalmente. As Operações Cuiabá receberam o Global Safety Award 2024, troféu concedido às unidades que se destacam em todo o grupo por sua performance e melhoria dos indicadores de segurança. Engenheiro mecânico, com especialização internacional em engenharia de minas, Luís Otávio de Lima tem 25 anos de carreira marcados por uma trajetória sólida em diversos setores, com forte atuação na mineração subterrânea. Ele possui ampla experiência em liderança de equipes operacionais, com foco em segurança, sustentabilidade, excelência operacional e controle de custos. Em sua carreira executiva, passou por grandes corporações como Sandvik, Tracbel e AGCO.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados