Brasil Mineral Logo
INTERNACIONAL

Arábia Saudita salta 90 posições em ranking de investimentos em mineração

Por evando
Arábia Saudita salta 90 posições em ranking de investimentos em mineração

O setor de mineração da Arábia Saudita alcançou um marco global sem precedentes, saltando da 104ª posição em 2013 para a 23ª em 2024 no Índice de Atratividade de Investimentos em Mineração do Instituto Fraser, de acordo com a Pesquisa Anual de Empresas de Mineração de 2024 do Instituto. O Reino ultrapassou jurisdições de mineração em destinos importantes na Ásia e América Latina, consolidando ainda mais sua posição como uma das potências de crescimento mais rápido do mundo no setor de mineração.

A Arábia Saudita também obteve progresso notável no Índice de Percepção de Políticas (IPP), subindo da 82ª posição global em 2013 para a 20ª em 2024, refletindo a crescente confiança internacional em seu ambiente regulatório estável. O Índice de Potencial Mineral (IPM) apresentou um salto sem precedentes, passando da 58ª posição em 2013 para a 24ª em 2024, com destaque para a escala da vasta e inexplorada riqueza mineral do Reino — apoiada por pesquisas geológicas contínuas, novas descobertas e rodadas de licenciamento de mineração amplamente participadas. "Este desempenho excepcional reflete a transformação estrutural e os esforços holísticos que estão sendo conduzidos em todo o setor de mineração e minerais no âmbito da Visão 2030", disse o engenheiro Khalid Al-Mudaifer, Vice-Ministro de Assuntos de Mineração.

Nos últimos anos, a Arábia Saudita construiu um ambiente de investimento globalmente competitivo, sustentado por regulamentações claras, dados geológicos acessíveis — incluindo um dos mais abrangentes estudos geológicos do Escudo Árabe, incentivos competitivos e infraestrutura de classe mundial. "Nosso foco continua sendo maximizar o valor econômico de nossos recursos minerais, criar empregos para os cidadãos e localizar cadeias de suprimentos. A mineração não é mais um setor tradicional; em vez disso, tornou-se um impulsionador fundamental do crescimento industrial e econômico, e estamos comprometidos em aproveitar esse impulso para garantir um sucesso sustentável”, acrescentou Al-Mudaifer.

O Instituto Fraser observou que o sucesso da Arábia Saudita foi impulsionado por amplas transformações regulatórias, abrangendo segurança da posse, tributação, legislação ambiental, infraestrutura e engajamento comunitário. Esses esforços permitiram que o país entrasse no quartil superior do índice pela primeira vez. O relatório também destacou que os investidores não expressaram preocupações com a estabilidade política — um dos principais pontos fortes do Reino — e elogiaram o Programa de Capacitação da Exploração Mineira como uma ferramenta eficaz para reduzir os riscos de investimento e aumentar a confiança em projetos em estágio inicial.

De acordo com os dados do relatório, o Reino alcançou melhorias excepcionais em indicadores chave entre 2013 e 2024, incluindo: Melhoria de 305,8% na clareza e eficácia da administração da mineração, de 17% em 2013 para 69% em 2024, ocupando a 11ª posição globalmente; Melhoria de 82,2% na clareza do uso da terra para atividades de mineração, de 45% em 2013 para 82% em 2024, ocupando a 7ª posição globalmente; Melhoria de 102,2% nas regulamentações trabalhistas, de 45% em 2013 para 91% em 2024 e Melhoria de 81,8% na qualidade dos bancos de dados geológicos, de 33% em 2013 para 60% em 2024.

O relatório elogiou o ambiente regulatório estável do Reino e as reformas ambiciosas, que fortaleceram a confiança dos investidores internacionais e solidificaram o status da Arábia Saudita como um destino de investimento em mineração de classe mundial — totalmente alinhado com o objetivo da Visão 2030 de diversificar a economia e desenvolver setores estratégicos. A Pesquisa Anual de Empresas de Mineração do Instituto Fraser é uma das mais importantes do mundo um dos benchmarks mais confiáveis para avaliar ambientes de investimento em mineração e é amplamente utilizado por investidores, governos e instituições financeiras em todo o mundo.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados