Brasil Mineral Logo
SIDERURGIA

ArcelorMittal forma Joint venture para produzir cal

ArcelorMittal forma Joint venture para produzir cal

As operações serão localizadas próximas ao porto de Dunquerque e à siderúrgica ArcelorMittal, que será a principal consumidora da cal produzida.

A ArcelorMittal e o grupo de materiais extraídos SigmaRoc firmaram acordo estratégico de Joint Venture para a criação de uma nova empresa. A JV será uma produtora de cal, um aditivo purificador essencial usado na produção de aço, bem como em inúmeras outras aplicações industriais. A parceria aproveitará seus materiais e experiência de fabricação para produzir 900 mil toneladas anuais do material de alta qualidade.

As operações serão localizadas próximas ao porto de Dunquerque e à siderúrgica ArcelorMittal – que será a principal consumidora da cal produzida – permitindo um transporte mais curto do produto acabado. Para transformar o processo de produção de cal virgem, a nova empresa pretende reaproveitar o calor recuperado da planta da ArcelorMittal e utilizar biocombustíveis em seu processo para substituir o uso de gás natural no processo produtivo e reduzir suas emissões de CO2. Sua localização estratégica permitirá que a empresa faça parte do hub de CO2 de Dunquerque. A combinação dessas iniciativas de redução de CO2 permitirá à empresa oferecer cal líquida zero. Sob os termos do acordo, SigmaRoc e ArcelorMittal terão uma participação de 47,5% na Joint Venture. Na primeira fase de implantação, a nova empresa será responsável pela construção de três novos fornos de cal em Dunquerque.

O planejamento foi iniciado com o licenciamento e especificação de forno para essas operações, com aprovação final de licenciamento prevista para o final de 2023 e comissionamento em 2025. Contratos de fornecimento e compra de longo prazo serão celebrados entre os parceiros da Joint Venture. “A criação desta joint venture é um grande avanço para a ArcelorMittal. Estamos garantindo nosso fornecimento de cal de alta qualidade, um elemento-chave em nossos processos siderúrgicos atuais e futuros; e em conjunto com a SigmaRoc, trabalharemos para alcançar processos de produção de cal líquida zero, em linha com nossas metas de redução de CO2’, disse Matthieu Jehl, CEO da ArcelorMittal França. Para Max Vermorken, CEO da SigmaRoc, por meio da subsidiária Nordkalk, líder em cal no norte da Europa, a Sigma Roc oferecerá experiência na produção deste material essencial para impulsionar o sucesso desta colaboração. ‘Estamos confiantes de que este novo empreendimento irá gerar o retorno desejado sobre o capital investido para os acionistas da SigmaRoc e estimamos fazer uma contribuição de capital de cerca de € 20 milhões para a joint venture. Para a SigmaRoc, isso representa outro marco importante para nos estabelecermos como um grupo líder europeu especializado em materiais de pedreiras, além de nos ajudar ainda mais no caminho para o zero líquido até 2040. A Joint Venture reflete essa ambição e representa um de vários importantes iniciativas, tanto orgânicas quanto inorgânicas, que estamos buscando”.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados