Brasil Mineral Logo
TRAINEE

Aura recebe candidaturas para Programa 2026 até dezembro

Aura recebe candidaturas para Programa 2026 até dezembro

Programa é voltado a estudantes dos cursos de Administração, Economia, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Geológica

A mineradora Aura está com inscrições abertas até 19 de dezembro para a 4ª quarta edição do ‘Programa de Trainee 2026’, voltada para profissionais formados e estudantes dos cursos de Administração, Economia, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Geológica, que tenham se formado entre dezembro de 2022 e dezembro de 2025. O processo seletivo vai desde a inscrição até o resultado, que será realizado pelo WhatsApp. A estratégia de utilizar a plataforma, além de agilizar e facilitar a candidatura dos interessados em ingressar em uma grande empresa, está muito alinhada com o perfil da Aura de sempre focar suas ações em inovação e tecnologia.

A iniciativa de conduzir o processo de seleção para o programa via WhatsApp considerou o alto uso do aplicativo no país, principalmente pelo público jovem. Dados mostram que o Brasil possui cerca de 147 milhões de usuários ativos de WhatsApp, representando 99% da população online, o que o torna o segundo maior mercado da plataforma no mundo. A Aura foi pioneira no setor de mineração a adotar a ferramenta no programa, que desde sua terceira edição, em 2025, vem usando a plataforma para comunicação com os candidatos.

O ‘Programa de Trainee 2026’ da Aura contará com seis etapas de seleção: verificação de requisitos, prova de lógica, vídeo-entrevista, dinâmica de grupo, entrevista on-line com gestores da área de atuação e entrevista final com a gerência e diretoria de operações. A última etapa é custeada pela Aura, além de ser a única presencial e acontecerá na unidade para a qual os candidatos forem pré-selecionados de acordo com a opção escolhida por eles, podendo ser em Almas, no estado do Tocantins, em Apoena, no estado no Mato Grosso, em Borborema, no estado do Rio Grande do Norte, além das operações de Guatemala e México. Nessa etapa, além da entrevista, os candidatos terão a chance de conhecer as instalações da Aura. “Sabemos que os programas de trainee representam um início de carreira promissor para muitos estudantes recém-formados. É pensando nisso que investimos em um programa robusto que busca capacitar os jovens profissionais não só para a nossa empresa, mas para o mercado como um todo. Entendemos que o ambiente corporativo precisa ser um lugar de aprimoramento de competências, desenvolvimento de liderança e fomento à criatividade e inovação desde os pequenos processos até as grandes tomadas de decisão”, destaca Isabela Dumont, Head de Pessoas, ESG e Comunicação da Aura.

Isabela comenta que a Aura busca oferecer uma experiência abrangente e que permita uma visão completa das operações da empresa. “Na Aura estimulamos não só a aprendizagem na prática, mas também o desenvolvimento de projetos de impacto que estejam alinhados à nossa estratégia cultural e de negócios.” A executiva ressalta que o programa já resultou na formação de profissionais que hoje ocupam posições-chave de liderança na companhia, o que mostra que o programa está intrinsecamente alinhado à estratégia corporativa de capacitar talentos, garantindo que a Aura possua o pipeline de líderes necessário para sustentar e impulsionar seu crescimento contínuo.

A expectativa é que os profissionais escolhidos integrem a empresa em março de 2026. Além da remuneração, o programa conta com benefícios como auxílio-mudança, alimentação na unidade e vale-alimentação, assistência médica e odontológica, seguro de vida, participação nos lucros e resultados, previdência privada e auxílio moradia, durante os 12 meses de duração do programa.

Em parceria com a VES, o programa disponibilizará sete vagas para atuação nas operações da Aura no Brasil. Victor Varandas, CEO da VES, reforça o foco no uso da plataforma de mensagens: "Melhorar a experiência de quem tem interesse em trabalhar na Aura é nosso foco maior com esta iniciativa. Esta geração é muito antenada a esse tipo de comunicação, o que atrai e cria uma sinergia ainda maior. A inovação em utilizar o WhatsApp aproxima a companhia do candidato e traz ao processo a velocidade a que essa geração está habituada”. Outro diferencial do programa é a não exigência de fluência em idiomas como inglês e espanhol. “Essa decisão foi tomada a fim de ampliarmos ainda mais a diversidade das nossas pessoas, o que entendemos como um fator estratégico e uma poderosa vantagem competitiva para os negócios. Acreditamos que empresas mais diversas geram resultados melhores”, reforça a Head de Pessoas, ESG e Comunicação. Além disso, as dinâmicas de grupo serão realizadas em turmas reduzidas, com no máximo cinco pessoas, para garantir que os participantes apresentem suas habilidades sem a pressão que normalmente acompanha essa etapa. Também é necessário a disponibilidade dos candidatos para residir nas localidades das operações da Aura, sendo esses pré-requisitos os únicos critérios eliminatórios durante a etapa de inscrição do programa.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados