Brasil Mineral Logo
MINERAIS CRÍTICOS

Australiana Liberty Metals adquire de três projetos no Brasil

Australiana Liberty Metals adquire de três projetos no Brasil

A Liberty Metals Ltd adquire 100% de três projetos de minerais críticos no Brasil: Paraíba, Rio Grande do Sul e Bahia.

A Liberty Metals Ltd firmou um contrato de opção vinculante para adquirir 100% de participação em três projetos de minerais críticos de alta perspectiva no Brasil: o Projeto de Rutilo de Rocha Dura da Paraíba, o Projeto de Areias Pesadas de Minerais do Rio Grande (HMS), no estado do Rio Grande do Sul, e o Projeto de Areias Pesadas de Minerais de Alcobaça e Terras Raras, no estado da Bahia. Esta aquisição representa um movimento estratégico para o Brasil, uma jurisdição de mineração de Nível 1 globalmente reconhecida com um código de mineração estável, excelente infraestrutura e uma força de trabalho qualificada.

A transação garante à empresa uma presença significativa e diversificada no setor global de minerais críticos. O portfólio tem como alvo o titânio, um grupo de commodities vital para os setores aeroespacial, de defesa e de energia verde, e elementos de terras raras, indispensáveis para a fabricação de ímãs de alto desempenho usados em veículos elétricos e turbinas eólicas.

O Projeto Paraíba (Rutilo em Rocha Dura) é uma oportunidade de alto teor e alto valor, visando a mineralização primária de rutilo, capaz de produzir uma matéria prima premium para o mercado de titânio. Já o Projeto Rio Grande (HMS) visa exploração de larga escala e geologia simples, com foco em um recurso de grande tonelagem de rutilo, ilmenita e zircão. Sua proximidade direta com um recurso de classe mundial proporciona um alto grau de confiança no modelo de exploração. Por último, o Projeto Alcobaça (HMS e REE) revela-se uma oportunidade estratégica de exploração focada em um conjunto convencional de areias pesadas com o potencial adicional de terras raras hospedadas em monazita. Sua proximidade com um grande projeto em desenvolvimento por um importante produtor americano reduz os riscos do conceito de exploração e ressalta o valor estratégico do distrito. Essa abordagem multifacetada diversifica o risco geológico e oferece múltiplos caminhos para o desenvolvimento e a criação de valor para os acionistas. “Esta aquisição marca um passo transformador, consolidando a presença da Liberty nas principais províncias minerais do Brasil com três projetos de minerais críticos de alto valor. O Projeto Paraíba é uma descoberta genuinamente única de rutilo em rocha dura de alto teor. Os resultados iniciais de laboratório, com teores superiores a 94% de TiO2, indicam potencial para um produto premium de titânio, enquanto o Projeto Rio Grande oferece uma rara oportunidade de explorar um sistema de areias minerais pesadas em escala distrital intimamente relacionado a um recurso vizinho de 771 milhões de toneladas. A geologia comprovada e os depósitos rasos próximos à superfície fornecem um caminho direto e de baixo custo para a definição de um recurso significativo que compreende rutilo, ilmenita e zircão”, comenta o Diretor e Presidente Não Executivo da Liberty Metals, Sr. Nicholas Katris.

Para Katriz, o Projeto Alcobaça, na Bahia, é uma entrada estratégica no mercado altamente cobiçado de terras raras. “Este projeto não é apenas promissor para titânio e zircão, mas também, principalmente, para monazita, que contém os metais magnéticos vitais para o setor energético global. O recente investimento de US$ 27,5 milhões por uma grande empresa americana, a Energy Fuels, para adquirir as terras vizinhas representa um forte endosso de terceiros a este distrito emergente de minerais críticos. Conjuntamente, esses ativos criam uma plataforma diversificada em titânio e terras raras dentro de uma jurisdição de Nível 1, cada vez mais alinhada com a estratégia de minerais críticos dos Estados Unidos para fortalecer cadeias de suprimentos seguras e transparentes. Estamos ansiosos para iniciar a exploração e avançar este excepcional portfólio brasileiro”.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados