Brasil Mineral Logo
SIDERURGIA

Avança projeto de Nova Aciaria de Marabá

Por evando
Avança projeto de Nova Aciaria de Marabá

Representantes da SINOBRAS, Vale e Tecnored reuniram-se, entre 18 e 20 de julho, em Belo Horizonte, para discutir o projeto de engenharia da Nova Aciaria de Marabá (PA). Nos mesmos dias aconteceu o Workshop para elaboração do QRA (Qualitative Risk Analysis - Análise Qualitativa de Risco). A etapa serviu para determinar a contingência do projeto, fundamental para a elaboração do CAPEX (orçamento de investimento) e emissão do relatório final.

Uma segunda reunião ocorreu no dia 28 de julho, na Holding do Grupo Aço Cearense, em Fortaleza, onde SINOBRAS e a Tecnored apresentaram o status de desenvolvimento dos projetos, debateram a sinergia, além de estabelecer uma estratégia para otimização e geração de valores, visando o sucesso da Nova Aciaria. “Discutimos pontos decisivos, como a construção da planta, layout, custos envolvidos, possíveis sinergias como compartilhamento de infraestrutura, tecnologia e conhecimento técnico para otimização de custos e produtividade, além das etapas do processo de licenciamento ambiental, matérias-primas que serão utilizadas e riscos e desafios, sempre buscando geração de valores ao projeto e à região. Estamos confiantes com essa parceria que proporcionará condições para implantação do polo metal mecânico de Marabá”, enfatiza o vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa. 

A avaliação da viabilidade do projeto está prevista para setembro próximo. O acordo assinado entre a Vale e SINOBRAS prevê as garantias para o desenvolvimento do projeto, desde a qualidade e quantidade do gusa a ser fornecido (matéria-prima para aciaria), até o acesso às informações técnicas para o desenvolvimento integrado dos projetos e as garantias financeiras. A SINOBRAS responderá pelo desenvolvimento da engenharia, implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, previsto para o 2º semestre de 2025.

Além da geração de novos empregos e renda, a Nova Aciaria irá garantir o suprimento de aço necessário para o novo laminador da SINOBRAS e proporcionar condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados