Brasil Mineral Logo
ALUMÍNIO

Baixos preços da alumina reduzem resultado da Hydro

Baixos preços da alumina reduzem resultado da Hydro

Os resultados se devem aos menores preços realizados de alumina e à valorização da NOK (coroa norueguesa). Isso foi parcialmente compensado por maiores volumes de aluminio primário e alumina.

A Hydro obteve EBITDA ajustado de NOK 5,996 bilhões no terceiro trimestre de 2025, resultado abaixo dos NOK 7,367 bilhões registrados no mesmo trimestre do ano anterior. Os resultados se devem aos menores preços realizados de alumina e à valorização da NOK (coroa norueguesa). Isso foi parcialmente compensado por maiores volumes de alumínio primário e alumina, ganho positivo com o aumento do prêmio do Centro-Oeste dos EUA em Extrusões (efeito metal) e realização de lucros internos anteriormente eliminados.

"Mercados desafiadores estão afetando nosso terceiro trimestre e registramos resultados mais fracos. Apesar do EBITDA ajustado menor, tenho o prazer de relatar uma sólida geração de caixa, enquanto continuamos a gerar resultados em nossas iniciativas de eficiência e melhoria, a fim de aprimorar nossa robustez", afirma Eivind Kallevik, Presidente e CEO da Hydro.

Em junho, a Hydro lançou um programa estratégico de redução de custos e força de trabalho para preparar a organização para o futuro e fortalecer sua competitividade a longo prazo. A iniciativa inclui a redução de aproximadamente 750 cargos administrativos para otimizar a estrutura organizacional e aumentar a lucratividade. Cerca de 600 cargos serão reduzidos em 2025, com custos brutos estimados de redundância em cerca de NOK 400 milhões e economia de custos esperada de NOK 250 milhões, resultando em um custo líquido de NOK 150 milhões em 2025. Outras 150 reduções de cargos estão planejadas para 2026, principalmente por atrito natural. A partir de 2026, espera-se que o programa gere uma economia líquida anual de NOK 1 bilhão, incluindo menores despesas com viagens e consultoria.

Essas medidas se somam a diversas iniciativas de desempenho e disciplina de capital, complementando assim o programa de melhorias de NOK 6,5 bilhões para 2030 e a redução da estimativa de investimento em 2025, fortalecendo ainda mais a capacidade da Hydro de navegar pela incerteza global.

A Hydro afirma que continua a moldar o mercado de alumínio, expandindo soluções circulares e de baixo carbono. Desde 2022, a empresa mantém uma parceria com a Mercedes-Benz para descarbonizar a cadeia de valor automotiva, uma colaboração destacada pelo novo CLA elétrico lançado este ano, que utiliza alumínio Hydro REDUXA 3.0 da fundição de Årdal. “Esta parceria reforça o compromisso da Hydro com a transparência, rastreabilidade e fornecimento responsável em aplicações automotivas”, diz a empresa.

No setor de infraestrutura, a ponte pedonal Hangarbrua, em Trondheim, exemplifica a colaboração industrial e a inovação circular. Uma parte substancial do material provém de alumínio reciclado recuperado da plataforma petrolífera desativada de Gyda, demonstrando a capacidade da Hydro de fechar o ciclo de reciclagem e transformar materiais offshore em novas aplicações de baixo carbono. O projeto demonstra como o design inovador e as propriedades exclusivas do alumínio permitem uma infraestrutura mais leve, de baixa manutenção e mais duradoura.

O EBITDA ajustado de Bauxita e Alumina diminuiu em comparação ao terceiro trimestre do ano passado, de NOK 3,410 bilhões para NOK 1,290 bilhão, principalmente devido aos menores preços de venda de alumina, à desvalorização do real em relação ao dólar americano e aos custos fixos mais altos, o que foi parcialmente compensado pelo aumento do volume de vendas e pelo efeito positivo do projeto de troca de combustível, que substitui o óleo combustível por gás natural na refinaria da Alunorte.

A suspensão de algumas licenças de mineração de bauxita na Guiné reduziu a produção e as exportações de bauxita para a China, encerrando a queda do preço da bauxita iniciada no primeiro trimestre de 2025.

O EBITDA ajustado para o segmento de Alumínio Metálico diminuiu no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o terceiro trimestre de 2024, de NOK 3.234 milhões para NOK 2.732 milhões, principalmente devido à desvalorização do dólar americano em relação à NOK, parcialmente compensada pelo maior volume de vendas e pelo menor custo da alumina.

O lucro (prejuízo) líquido totalizou NOK 2.149 milhões no terceiro trimestre de 2025. A dívida líquida da Hydro diminuiu de NOK 15,5 bilhões para NOK 13,6 bilhões durante o terceiro trimestre de 2025.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados