Bentley Systems avança com uso de IA em infraestrutura

A Bentley também anunciou uma iniciativa de coinovação em IA para infraestrutura, convidando empresas de engenharia e proprietários de ativos a colaborar na próxima geração de fluxos de trabalho de IA.
A Bentley Systems, Incorporated, empresa de software para engenharia de infraestrutura, revelou novos recursos de IA para infraestrutura em sua conferência Anual em Infraestrutura. A Bentley também anunciou uma iniciativa de coinovação em IA para infraestrutura, convidando empresas de engenharia e proprietários de ativos a colaborar na próxima geração de fluxos de trabalho de IA. “A IA está pronta para transformar a infraestrutura”, disse Nicholas Cumins, CEO da Bentley. “Na Bentley, nossa visão é que a IA capacite engenheiros de infraestrutura, e não os substitua. Uma IA confiável, construída no contexto da infraestrutura, pode melhorar a produtividade da engenharia e transformar fluxos de trabalho em todos os ciclos de vida de projetos e ativos”.
Anualmente, a Bentley homenageia organizações líderes em infraestrutura com o Going Digital Awards, que reconhece a excelência na entrega de projetos e no desempenho de ativos por meio da inovação digital. Este ano, quase um terço das inscrições — e quase metade dos finalistas — incorporaram IA em seus projetos. Isso está em linha com os resultados de uma pesquisa global com profissionais de infraestrutura divulgada na conferência. Realizada pela Bentley em colaboração com o escritório de advocacia Pinsent Masons, a empresa de engenharia Mott MacDonald e a consultoria Turner & Townsend, a pesquisa constatou que cerca de metade dos entrevistados está testando IA ou já a implementou, com planos de expandir seu uso em suas organizações. As principais áreas de foco incluem o aumento da produtividade em projetos e engenharia e a automatização de processos de documentação. “O maior desafio para entregar uma infraestrutura melhor e mais resiliente é a capacidade de engenharia”, disse Cumins. “A realidade é que simplesmente não há engenheiros suficientes no mundo para fazer todo o trabalho que precisa ser feito. A IA promete uma mudança radical na produtividade que pode ajudar a fechar essa lacuna de capacidade”.
Na conferência do ano passado, a Bentley apresentou o OpenSite+ para projeto de obras civis, o primeiro de uma série de novos aplicativos com tecnologia de IA. Hoje, a Bentley revelou mais aplicativos de última geração para projeto de subestações e gerenciamento de construção que aceleram a adoção da IA na execução de projetos. “Estamos criando uma nova geração de aplicativos de infraestrutura baseados em gêmeos digitais, alimentados por IA e totalmente conectados à Bentley Infrastructure Cloud”, disse François Valois, vice-presidente sênior da Bentley Open Applications. “Eles mostram o que é possível quando a IA é desenvolvida para fluxos de trabalho de infraestrutura reais e adaptada às necessidades dos engenheiros”.
Apresentando o Bentley Copilot, um assistente de IA com reconhecimento de contexto que orienta os usuários pelos fluxos de trabalho exibe documentos relevantes e pode fazer alterações em modelos, a nova geração de aplicativos centrados em dados inclui: Projeto de terrenos: OpenSite+, o primeiro aplicativo de engenharia que utiliza IA generativa para projetos de terrenos civis, está agora com disponibilidade limitada. Ele entrega projetos até 10 vezes mais rápido sem comprometer a precisão. “O OpenSite+ abrirá muitas portas para que possamos avançar mais rápido, obter melhores respostas e realmente ser melhores engenheiros”, disse Brianne Belschner, líder de design baseado em modelos da VHB , que contribuiu para o desenvolvimento do OpenSite+ por meio de um programa de acesso antecipado; Projeto de subestações: O OpenUtilities Substation+ é um novo aplicativo que traz recursos de gêmeo digital e IA para o projeto de subestações. Ao repensar como as subestações podem ser projetadas colaborativamente, ele ajuda a solucionar uma das maiores fontes de frustração para projetistas, permitindo que vários usuários trabalhem simultaneamente no mesmo modelo, reduzindo erros e retrabalho durante a construção. O OpenUtilities Substation+ estará disponível em novembro por meio de um programa de acesso antecipado e a Gestão da construção: O SYNCHRO+, parte da Bentley Infrastructure Cloud, é um aplicativo de construção de última geração, alimentado por IA, que redefine a modelagem 4D tradicional. Ao migrar para um fluxo de trabalho centrado em dados, o SYNCHRO+ agiliza o planejamento e a coordenação da construção. Ele integra o Cesium para um contexto geoespacial rico e utiliza a IA para explorar sequências de construção com maior profundidade, velocidade e insights práticos. O SYNCHRO+ estará disponível para acesso antecipado em dezembro de 2025.
Aprimoramentos de IA também estão chegando aos aplicativos de engenharia existentes da Bentley, começando com o OpenRoads Designer e o OpenRail Designer para projetos de estradas e ferrovias baseados em modelos. Um novo agente de IA que automatiza um dos aspectos mais demorados do projeto — a anotação em desenhos — estará disponível para o público em geral em novembro de 2025. O Bentley Copilot será integrado a ambos os produtos no início de 2026. A Bentley também anunciou novos recursos de busca com tecnologia de IA no ProjectWise, parte da Bentley Infrastructure Cloud, projetados para reduzir significativamente o tempo gasto pelos usuários na busca de informações. Com uma interface simplificada e intuitiva e recursos de busca contextualizados por IA, os usuários recebem resumos instantâneos e concisos gerados pela IA, sem a necessidade de abrir arquivos ou alternar entre aplicativos. Essas melhorias proporcionam um aumento de produtividade em todo o fluxo de trabalho do projeto. Os recursos de IA do ProjectWise estarão disponíveis para acesso antecipado em dezembro de 2025, com disponibilidade geral prevista para 2026.
Embora os novos recursos de busca com tecnologia de IA do ProjectWise prometam ganhos significativos de produtividade, a Bentley reconhece que a inovação deve ser alicerçada em uma base de confiança. À medida que os usuários confiam na Bentley Infrastructure Cloud para gerenciar seus arquivos e dados de engenharia, a Bentley permanece firmemente comprometida com a administração de dados. Cumins reafirmou esse compromisso de longa data, apresentado pela primeira vez na conferência Year in Infrastructure de 2023 , enfatizando que o respeito à propriedade intelectual é fundamental para a abordagem da Bentley à IA de Infraestrutura. "Nossos usuários controlam seus dados. Eles decidem se eles serão usados para treinamento em IA e em que medida", disse Cumins. "Os dados dos nossos usuários são sempre os dados deles."
Para manter esse princípio, a Bentley implementou uma governança rigorosa em relação ao treinamento de modelos de IA. Somente dados explicitamente licenciados ou adquiridos para essa finalidade são utilizados — incluindo contribuições de contas que concordaram em fornecer dados para o benefício da comunidade mais ampla de usuários da Bentley. Os usuários também têm a opção de ajustar os modelos de IA da Bentley com seus próprios dados, para uso exclusivo em suas organizações. Para apoiar ainda mais a transparência, a Bentley introduziu o Registro de Acordo de Dados, um sistema de auditoria que fornece visibilidade sobre como os dados foram usados para treinar modelos de IA da Bentley.
Com as empresas de engenharia buscando cada vez mais adotar aplicativos de IA de infraestrutura confiáveis — e treinar e implantar seus próprios modelos de IA junto com o software Bentley — a Bentley fornece o contexto necessário para uma IA confiável. “Engenheiros de infraestrutura trabalham em uma profissão criativa, mas onde a precisão é inegociável e as consequências são reais”, explicou Cumins. “É por isso que a IA em infraestrutura deve ser baseada no contexto do mundo real”. As organizações de infraestrutura estão aproveitando o software Bentley para garantir que seus modelos de IA sejam informados pelo contexto certo, aproveitando seus dados de design de projetos anteriores no Bentley Infrastructure Cloud, insights de subsuperfície do Seequent e a lógica de engenharia e os princípios físicos incorporados no Bentley Open Applications.
Cumins observou o número crescente e a diversidade de inscrições no Going Digital Awards que aproveitaram as inscrições da Bentley para informar seus próprios agentes de IA. “O que impressiona é a diversidade desses casos de uso de IA. A IA está surgindo em projetos, construção e operações, abrangendo todas as fases do ciclo de vida da infraestrutura”, disse ele. “E os resultados vão muito além da economia de tempo; eles estão usando IA não apenas para automatizar, mas para otimizar decisões e resultados de maneiras que não eram possíveis antes”. Ele citou um projeto de energia geotérmica na Turquia que utilizou IA e os recursos de simulação acelerada por GPU de um aplicativo Seequent para comprimir um cronograma de desenvolvimento de cinco anos em um ano, reduzindo custos em mais de 75%. Os engenheiros avaliaram mais de 10 milhões de cenários em dias, em vez de anos, e executaram 3.000 simulações em horas, em vez de dias, estabelecendo um novo padrão de velocidade e precisão.
“Há mais de 40 anos, ajudamos profissionais e organizações de infraestrutura a se tornarem mais produtivos por meio do nosso software”, disse Cumins. “Acolhemos com satisfação as maneiras criativas com que nossos usuários já combinam nossos aplicativos com IA — e acreditamos que isso é apenas o começo”. Para navegar por essa mudança junto com os usuários, a Bentley anunciou a Iniciativa de Coinovação em IA de Infraestrutura para colaborar com empresas de engenharia e proprietários de ativos na próxima geração de fluxos de trabalho aprimorados por IA. A iniciativa de coinovação, aberta a usuários da Bentley, examinará como as APIs da Bentley podem evoluir para oferecer melhor suporte a casos de uso de IA e explorar novos modelos comerciais que reflitam o equilíbrio em evolução entre o trabalho orientado por IA e o trabalho conduzido por humanos. “Este é um momento crucial”, disse Cumins. “A oportunidade de moldar o futuro da infraestrutura está diante de nós — e estamos extremamente animados para colaborar com nossos usuários dessa nova maneira”.
Carregando recomendações...