Brasil Mineral Logo
URÂNIO

BNDES inicia processo de RFI para alavancar projeto da INB

BNDES inicia processo de RFI para alavancar projeto da INB

O projeto a ser estruturado pelo BNDES tem como objetivo desenvolver parcerias associadas ao negócio de mineração do urânio em cinco áreas, para expandir a capacidade de produção.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou o processo de RFI (Request for Information - solicitação de informações) para o projeto de Urânio da INB. A iniciativa acontece no âmbito do produto BNDES Estruturação de Projetos e visa à estruturação de modelagem de parceria para desenvolvimento e exploração de minas de urânio de propriedade da INB. Em 2024, a Indústrias Nucleares do Brasil lançou o Pró Urânio, programa que tem como meta ampliar a produção nacional de minério de urânio, incentivando a exploração de novas jazidas e a criação de parcerias com mineradoras.

O projeto a ser estruturado pelo BNDES tem como objetivo desenvolver parcerias associadas ao negócio de mineração do urânio em cinco áreas, para expandir a capacidade de produção, com o objetivo de garantir a autossuficiência no suprimento de urânio para as usinas brasileiras (Angra 1 e Angra 2), assim como exportar a produção excedente, tendo em vista o seu relevante potencial financeiro. O processo de RFI tem como metas conferir transparência ao processo de contratação de consultores; compreender as experiências e qualificações das empresas especializadas no escopo técnico pretendido e oferecer oportunidade para contribuições sobre o escopo e abrangência dos serviços técnicos especializados, conforme a Minuta do Termo de Especificações Técnicas (TET) que abrange cinco áreas: Amorinópolis, nos municípios de Amorinópolis e Iporá, ambos em Goiás; Espinharas, em São José de Espinharas, na Paraíba; Figueiras, no município de Sapoema (PR); Rio Preto, nos municípios de Cavalcante e Colinas do Sul (GO) e Arraias (TO) e Lagoa Real, no município de Caetité (BA), e realizar pesquisa de preços para subsidiar os valores a serem praticados nos produtos e serviços do projeto.

O projeto de Urânio INB será desenvolvido em duas fases metodológicas, complementadas por serviços de natureza contínua (PMO, assessoria jurídica, comunicação e participação social): A fase 1 irá abranger Diagnóstico e Estruturação de Processo para Realização de Oferta de Parceria em Áreas de Mineração com a elaboração de diagnósticos, estudos necessários à estruturação do processo para realização de oferta de Parceria, elaboração de minutas para realização do Processo Seletivo e efetiva contratação do Projeto e a fase 2, de Preparação do Processo Seletivo para Parceria, visa dar suporte às atividades preparatórias à seleção do Parceiro, que deverá ocorrer em conformidade com o modelo de Parceria definido ao final da Fase 1.

As empresas interessadas deverão enviar ao BNDES: 1. Mapeamento de qualificações técnicas, que inclui Formulário de Mapeamento de Competências e Informações cadastrais, experiências técnicas relevantes e áreas de especialização; 2. Pesquisa De Preços, com Planilha de pesquisa de preços, com valores estimados para os serviços, considerando atuação em consórcio e termos da Minuta das Especificações Técnicas e 3. Contribuições sobre as Especificações Técnicas, com Sugestões sobre o conteúdo da Minuta do Termo de Especificações Técnicas, em seção específica do formulário. Esclarecimentos poderão ser solicitados pelo e-mail inb@bndes.gov.br.

As informações solicitadas na RFI deverão ser enviadas ao BNDES até 23h 59 min do dia 15 de dezembro de 2025. O preenchimento e envio ao BNDES do formulário em resposta à RFI poderá ser critério de envio do convite para participação em futuro processo de seleção e contratação de consultorias (RFP). Por outro lado, a resposta da interessada, bem como a publicação desta RFI, não gera qualquer obrigação para o BNDES ou expectativa de direitos em relação a futuras contratações.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados