
Com o objetivo de “impulsionar o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono, considerando qualidade e volume de reservas minerais, matriz energética limpa, sistema nacional de inovação e segurança de mercado”, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) promoverá, nos dias 10 e 11 de março, no Rio de Janeiro, a Conferência Internacional Cadeia de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização, que reunirá empresas nacionais e estrangeiras responsáveis pelos melhores projetos de minerais estratégicos do Brasil, empresas detentoras de tecnologias e experiência em plantas de transformação e manufatura, bem como representantes dos principais mercados consumidores.
O evento se inicia no dia 10 de março, às 9:30 horas, com uma cerimônia de abertura que contará com a participação de Aloísio Mercadante - presidente do BNDES, Celso Pansera - presidente da Finep, Raul Jungmann - presidente do Ibram, Luciana Santos – ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (a confirmar), Fernando Haddad – ministro da Fazenda (a confirmar) e Geraldo Alckminn – vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (a confirmar).
Em seguida haverá um painel sobre Nova Política Industrial e Chamada Pública de Planos de Negócios para Investimentos em Transformação de Minerais Estratégicos, reunindo José Luis Gordon (Diretor do BNDES), Elias de Souza (Diretor da Finep) e Uallace Moreira Lima (Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, MDIC).
A Mesa Redonda Regulação e incentivos para investimentos em transição energética terá como participantes parlamentares representantes da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMIN), da Frente Parlamentar Mista da Indústria, e das Comissões de Minas e Energia, de Desenvolvimento Econômico.
O painel Apoio a investimentos para transformação de minerais estratégicos no Brasil contará com a moderação de João Pieroni, Superintendente de desenvolvimento produtivo e inovação do BNDES e deverá contar com Vitor Saback (Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME), Mauro Henrique Souza (Diretor Geral da Agência Nacional de Mineração - ANM), Rafael Dubeux (Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda - a confirmar).
Ainda na tarde do primeiro dia haverá uma palestra sobre Desenvolvimento de capacidades industriais para cadeia de suprimento de ETR eficiente, resiliente e transparente, por Constantine Karayannopoulos, consultor e ex-CEO da empresa Neo Performance Materials. Em seguida, o CEO da CBMM, Ricardo Lima, falará sobre Tecnologia, Sustentabilidade e Segurança para Fornecimento Global.
O painel Caminhos para instalação de indústrias de produtos transformados de Terras Raras deverá contar com a participação da Mineração Serra Verde, Meteoric, Neo Performance Materials e CIT SENAI ITR.
O primeiro dia se encerra com o painel Perspectivas na cadeia de metais para descarbonização, com participação da Vale, CBA, Bravo, Centaurus Metals e New Wave.
No segundo dia, após a abertura por José Luis Gordon – Diretor do BNDES, haverá uma palestra da ex-ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, que abordará os novos desafios da mineração e a agenda de clima Izabella. A seguir haverá o painel Eletrificação e crescimento da demanda de materiais e componentes sustentáveis, reunindo Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME (a confirmar), com discussão por representantes da Stellantis, Volkswagen, WEG, Randon e Mercedes-Benz.
A seguir haverá a palestra desenvolvendo uma cadeia de suprimento de baterias resiliente e sustentável, por Yusuke Hino, Head of Lithium Group at Prime Planet Energy & Solutions (PPES).
Após o almoço, terá o painel Caminhos para instalação de indústrias de produtos transformados para baterias, com a Sigma Lithium, AMG, SENAI PARANÁ, Appian Capital / Graphcoa e CETEM.
Por fim, será realizado o painel Pilares de sustentabilidade na cadeia mineral brasileira, com Alexandre Mello - Diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima no IBRAM, Rafael Benke, da Proactiva Results, Nexa (a confirmar), SEMAD-GO e SEMAS-PA.
O evento será realizado no auditório do BNDES, Av. República do Chile, 100 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. Informações e inscrições pelo link
Carregando recomendações...