Brasil Mineral Logo
SIDERURGIA

Brasileiro comanda descarbonização na Europa

Brasileiro comanda descarbonização na Europa

José Noldin atuou na CSN, na área de inovação, e na Tecnored, empresa da Vale que também investe em processos visando à descarbonização do aço.

O executivo brasileiro José Noldin foi escolhido para comandar, na função de CEO, a start up francesa GravitiHy, que pretender liderar o processo de descarbonização da siderurgia europeia.

A GravitiHy, que é controlada por um consórcio formado pelas empresas EIT InnoEnergy, Engie New Ventures, FORVIA, Groupe IDEC, Plug e Primetal Technologies, planeja construir e operar a primeira usina verde de ferro na França, para a qual estão previstos investimentos iniciais de 2,2 bilhões de euros e a criação de 3 mil empregos.

A usina sustentável de ferro deverá atender à crescente demanda por aço carbono zero, contribuindo para o cumprimento das metas do programa europeu “Fit for 55”, para descarbonizar as indústrias mais poluidoras. A área escolhida para abrigar a usina foi Fos sur Mer, no sul da França e a construção deve ser iniciada em 2024, com expectativa de que o complexo esteja plenamente operacional em 2027. A GravitiHy pretende produzir anualmente 2 milhões t de DRI (Direct Reduced Iron).

O setor siderúrgico é responsável, anualmente, por 8% da demanda global de energia, e 7% das emissões de CO2 do setor de energia (incluindo as emissões de processo), o que faz com que a siderurgia seja das indústrias que mais emitem carbono. A GravitiHy contribuirá para que o setor siderúrgico reduza suas emissões, usando hidrogênio verde e baixa emissão de carbono para produzir DRI, que tanto será usado para alimentar as usinas de aço verde quanto ser comercializado globalmente sob a a forma de Hot-Briquetted Iron (HBI). Isto irá contribuir para a descarbonização da cadeia de valor na fabricação do aço e apoiará as ambições da União Europeia para alcançar a meta de carbono zero em 2050.

Antes de ir para a Gravity, José Noldin atuou na CSN, na área de inovação, e na Tecnored, empresa da Vale que também investe em processos visando à descarbonização do aço.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados