CBA lança selo de legitimidade de baixo carbono

Com o selo, a CBA pretende tornar mais fácil a identificação de produtos desenvolvidos com baixa emissão de carbono.
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) acaba de lançar o selo exclusivo Alennium, que legitima o alumínio produzido pela companhia como de baixo carbono. Com o selo, a CBA pretende tornar mais fácil a identificação de produtos desenvolvidos com baixa emissão de carbono e que colaboram para um mundo mais sustentável para o próximo milênio. “Ao criar o selo Alennium atestamos que o alumínio da CBA é sustentável, agregando valor a toda a cadeia produtiva”, afirma Leandro Faria, Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA. O selo poderá ser utilizado pelos clientes diretos da CBA e em embalagens e demais aplicações, que contenham o alumínio da CBA, destinadas ao consumidor final.
A CBA produz alumínio com 100% de energia proveniente de fontes renováveis e emite 2,56 t CO2e/t alumínio na sua etapa de eletrólise, onde o alumínio primário é produzido, enquanto a média mundial é de 12,8 t CO2e/ t alumínio segundo o Instituo Internacional do Alumínio (IAI).
Com a implementação do selo Allenium, a CBA reafirma compromisso com as metas climáticas, como reduzir ainda mais suas emissões de carbono em 40% no indicador de produtos fundidos, desde a etapa de mineração. A Companhia é a primeira produtora de alumínio primário do mundo a ter metas de redução de emissões aprovadas pelo Science Based Targets, o que significa que são alinhadas com o Acordo de Paris para combate às mudanças climáticas. “Chegamos ao momento em que precisamos, não somente realizar, mas também incentivar parcerias e boas práticas de sustentabilidade. Por isso, convidamos nossos clientes e parceiros a aderirem ao uso do selo, de modo a multiplicarmos o conhecimento sobre produtos de baixo carbono e motivarmos a sua escolha”, comenta Faria.
Dentre a gama de inovações adotadas pela CBA está o “Passaporte Digital”, nova tecnologia da produtora de alumínio que proporciona aos clientes o rastreamento de informações de sustentabilidade e as emissões de carbono do alumínio produzido pela empresa. A ferramenta será acessada por meio de um link ou QR Code que poderá ser aplicado pelos clientes da CBA em seus produtos e plataformas. O passaporte digital foi adotado pela CBA com o uso da tecnologia Blockchain, que garante a segurança da informação, confiabilidade e rastreabilidade das informações para quem acessar o conteúdo. “Não é de hoje que a CBA vem desenvolvendo novas tecnologias e métodos para ser cada vez mais transparente e ampliar sua agenda ESG. Adotamos o passaporte digital para que ele sirva como uma fonte confiável de informações do nosso alumínio, a fim de que o comprador saiba, em detalhes, características técnicas, de produção, de emissões de gases do efeito estufa e da origem do produto que ele está adquirindo da Companhia”, informa Faria.
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