
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) renovou parceria com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) para neutralizar as emissões de carbono geradas pela 30ª edição do ENCAFÉ – Encontro Nacional do Café, um dos principais eventos da indústria brasileira do setor cafeeiro. A compensação ambiental será realizada através do plantio de mudas no Legado Verdes do Cerrado, reserva privada da CBA e administrada pela Reservas Votorantim. Essa iniciativa dá continuidade aos 2.624 exemplares plantados entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 para neutralizar as emissões da edição anterior do Encafé.
Na primeira ação, 2,64 hectares foram revertidos à natureza com a introdução de 19 espécies nativas do Cerrado, formando um corredor ecológico que promove a revegetação e viabiliza o deslocamento da fauna local. “O cuidado contínuo com as áreas reflorestadas é essencial para garantir que o corredor ecológico cumpra sua função de conectar fragmentos de vegetação nativa e permitir o trânsito seguro da fauna”, afirma Petras de Aguiar, coordenador comercial do Legado Verdes do Cerrado.
Assim como na primeira vez, ao final do Encafé as equipes técnicas vão mensurar as emissões geradas nos três dias de encontro para determinar, com precisão, o número de mudas necessárias à neutralização dos impactos ambientais. O cálculo é robusto e abrange desde o uso dos geradores e os gastos energéticos, até o número de participantes, a equipe técnica e a logística de pessoas e equipamentos, englobando tanto o evento principal quanto os microeventos correlatos. Com o projeto, a CBA reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e se posiciona como referência na prática de compensação de carbono. Ao transformar a neutralização de emissões em uma ação concreta de conservação e recuperação ambiental, a iniciativa não apenas combate os gases do efeito estufa, mas também inspira toda a sociedade a adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis.
O Encafé será realizado de 23 a 25 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas/SP. Com uma palestra no dia 25 de abril, Tatiana Motta, coordenadora de projetos e carbono da Reservas Votorantim, vai compartilhar seus conhecimentos e experiências com o público acerca da temática de neutralização dos gases do efeito estufa e as possibilidades de ações de insetting e offsetting. "Cada vez mais as empresas estão buscando meios efetivos de demonstrar seu compromisso com o processo de descarbonização do planeta e dentre todas as possibilidades disponíveis no mercado, conservar e restaurar os ecossistemas degradados apresentam-se como alternativas que vão além do simples sequestro e estoque de carbono no ambiente. São alternativas que restauram a nossa capacidade de permanecermos saudáveis por muitas gerações", contou.
Carregando recomendações...