Brasil Mineral Logo
ROCHAS ORNAMENTAIS

CBPM promove rochas ornamentais baianas na Marmomac 2025

Por evando
CBPM promove rochas ornamentais baianas na Marmomac 2025

Os objetivos são fortalecer parcerias estratégicas, atrair investimentos e consolidar a Bahia como referência global no setor de rochas ornamentais.

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) vai à Marmomac 2025, em Verona, na Itália, com o objetivo de fortalecer a indústria de rochas ornamentais da Bahia no cenário global. O evento iniciou em 23 de setembro, segue até o próximo dia 26 de setembro e reúne anualmente as principais tendências e oportunidades de negócios no mercado. O presidente da CBPM, Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, representam a companhia na missão internacional, que tem entre os objetivos fortalecer parcerias estratégicas, atrair investimentos e consolidar a Bahia como referência global no setor de rochas ornamentais.

Segundo a CBPM, a Marmomac oferece uma plataforma para a troca de ideias, networking e apresentação de novos projetos, produtos e soluções modernas que incorporam novas tecnologias, como a automação e a digitalização, além de práticas sustentáveis que visam minimizar o impacto ambiental.  O evento é considerado uma vitrine global para novos negócios e parcerias e reúne anualmente os maiores produtores, profissionais e especialistas do setor, além de compradores interessados nas últimas inovações e tendências do mercado.

Além de divulgar o potencial mineral da Bahia, a CBPM busca atrair investimentos e parcerias com países que são referência no setor de rochas ornamentais. “A Bahia é um dos maiores produtores brasileiros de rocha ornamental, com uma enorme diversidade de cores e litotipos que o mundo deseja. Mas hoje, muitas dessas rochas saem em blocos, por valores muito abaixo do que realmente valem”, afirmou o presidente da CBPM, Henrique Carballal. A Bahia já possui uma base sólida de produção de rochas ornamentais, com destaque para granitos e quartzitos distribuídos em diversas regiões do estado. No entanto, ainda há o desafio de consolidar o processamento local dessas rochas, a fim de gerar emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico. “A determinação do governador Jerônimo Rodrigues é que a gente construa o caminho para atrair a indústria de processamento dessas rochas para o nosso estado. Isso significa promover a verticalização da atividade, gerando emprego, renda e oportunidades para o povo baiano. Essa é a missão que estamos cumprindo, dialogando com o setor e buscando avançar cada vez mais no segmento”, destacou o presidente da companhia.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados