
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) oficializou a associação à Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) em cerimônia realizada na sede da empresa, em Salvador. A iniciativa marca um novo capítulo na estratégia de internacionalização da mineração baiana, com foco na atração de investimentos estrangeiros, fortalecimento da sustentabilidade no setor e integração da Bahia aos mercados mais inovadores do mundo. Para o presidente da companhia, Henrique Carballal, a associação marca uma mudança de mentalidade da empresa frente ao mercado global. “Nós deixamos de estar à mercê de qualquer tipo de especulação para ser protagonistas de um processo de relações econômicas internacionais a partir do controle do processo sendo nosso”, afirmou. Sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, estamos nos tornando parceiros de um projeto concreto de busca por investimentos estrangeiros com base no que temos de mais valioso: os recursos minerais da Bahia, que são patrimônio do povo baiano”, emendou o dirigente.
A Bahia é reconhecida não apenas pelo potencial de suas jazidas, mas também pela diversidade de minerais presentes em seu território. O estado possui reservas de níquel, cobre, cobalto, ferro, titânio, vanádio, grafita e terras raras, todos considerados minerais estratégicos para a transição energética e a economia de baixo carbono. A associação à CCBC fortalece a capacidade da CBPM de promover esses ativos de forma responsável e alinhada às boas práticas ambientais, sociais e de governança. “Não existe desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social. Acreditamos que essa colaboração permitirá a troca de conhecimento e tecnologia entre Canadá e Bahia, sempre com respeito ao meio ambiente e às comunidades”, comentou o presidente da CCBC, Hilton Reche Nascimento. “É uma grande honra ter a CBPM como nossa associada. Essa parceria representa não apenas a criação de oportunidades no setor mineral, mas também benefícios sociais e tecnológicos para a Bahia”, elencou.
A aproximação entre Bahia e Canadá tem sido consolidada com o tempo, como no caso da parceria entre a CBPM e empresas canadenses como a Homerun Resources, Largo e Equinox Gold, que desenvolvem projetos voltados à produção de areia silicosa, vanádio, ouro, respectivamente. A união com a CCBC amplia esse ecossistema e abre espaço para a consolidação de novas parcerias em áreas como qualificação, pesquisa e inovação. Com a associação à CCBC, a CBPM também passa a contar com apoio técnico, uso de espaços institucionais e participação em missões comerciais que poderão contribuir com o desenvolvimento dos projetos de expansão da companhia e fortalecer o papel da Bahia como destino prioritário para investimentos em mineração sustentável e inclusiva. A parceria reafirma o compromisso da CBPM com o desenvolvimento econômico da Bahia, priorizando a transformação do potencial mineral do estado em riqueza, inclusão social e inovação, com respeito ao meio ambiente e às futuras gerações.
Carregando recomendações...