Brasil Mineral Logo
ENERGIA

Centaurus vai ampliar capacidade de transmissão no projeto Jaguar

Por evando

A Centaurus Metals comunica que foi informada pela Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A., distribuidora e fornecedora de energia na Província de Carajás, sobre a necessidade de ampliar a capacidade de transmissão para o ponto de conexão planejado pela empresa e aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), a fim de atender à demanda de energia de longo prazo do Projeto Jaguar de Níquel. O MME havia aprovado anteriormente a solicitação de 47 MW de energia do Projeto Jaguar, com base na avaliação de que o fornecimento necessário poderia ser atendido pela capacidade de rede existente.

A Centaurus solicitou a suspensão da negociação de seus títulos enquanto sua equipe no Brasil buscava esclarecimentos sobre a situação. Em reunião realizada na terça-feira em Belém, a Equatorial informou à Centaurus que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) está realizando um estudo detalhado para aumentar a capacidade de transmissão na região onde o projeto está localizado. A companhia foi informada que este estudo deverá ser concluído até dezembro de 2025.

A região onde o projeto Jaguar está localizado registrou recentemente um aumento significativo na demanda futura de energia, principalmente devido a projetos de mineração como o Projeto Jaguar de sulfeto de níquel da Centaurus, o Projeto Tucumã de cobre da Ero, a expansão das operações de Onça Puma da Vale para um segundo forno e o Projeto Pantera de Cobre. Após a conclusão do estudo da EPE, serão iniciadas as etapas para implementar a solução de modernização da transmissão preferencial. Com base em discussões recentes com as principais agências brasileiras de fornecimento de energia, o processo de modernização da rede elétrica deverá proporcionar maior capacidade de transmissão de energia para a região, consistente com o cronograma atual de desenvolvimento do Projeto Jaguar.

A Centaurus trabalhará em estreita colaboração com essas agências para garantir que o cronograma recomendado para a expansão da capacidade de transmissão permaneça dentro do cronograma para apoiar o desenvolvimento do projeto. Simultaneamente, a empresa continuará a avaliar outras opções de energia de curto prazo, caso haja atrasos no processo de atualização da rede elétrica, para garantir que o cronograma do Projeto permaneça dentro do cronograma. “Seguindo a recomendação da Equatorial no início desta semana de que a atualização da transmissão de energia era necessária para atender às necessidades de energia de longo prazo da Jaguar, nossa equipe no Brasil agiu rapidamente para esclarecer a situação e tenho o prazer de dizer que tivemos uma reunião muito positiva e construtiva com a Equatorial na terça-feira. É muito gratificante ver que o Governo Brasileiro está considerando diretamente o projeto Jaguar e outros projetos de mineração significativos de propriedade de grandes mineradoras da região como parte da futura expansão da capacidade de transmissão”, disse o Diretor Geral da Centaurus, Sr. Darren Gordon.

Com base nas estimativas atuais, essa capacidade ainda deve ser entregue de acordo com o cronograma atual de desenvolvimento do projeto Jaguar. “A empreendimento é um ativo de níquel de classe mundial, com 1,2 milhões de toneladas de níquel contido, sustentado por uma excelente economia e está prestes a se tornar um novo e importante ativo de mineração de longa vida útil que criará valor significativo para todas as partes interessadas, particularmente as comunidades locais e a região onde está localizada.”

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados