Brasil Mineral Logo
COP 30

Centro Nobel da Paz e Hydro oferecem o Banco da Paz em Belém

Centro Nobel da Paz e Hydro oferecem o Banco da Paz em Belém

Banco foi doado ao Governo do Estado do Pará em comemoração à COP30, para permanecer como um bem público para os moradores da cidade, simbolizando as importantes conversas realizadas durante a conferência.

O Banco da Paz, encomendado e pertencente ao Centro Nobel da Paz, está instalado na Zona Verde da COP30 como um lembrete da importância do diálogo nas negociações climáticas que acontecem em Belém. Ele foi doado ao Governo do Estado do Pará em comemoração à COP30, para permanecer como um bem público para os moradores da cidade, simbolizando as importantes conversas realizadas durante a conferência.

O banco semicircular de seis metros foi projetado pelo escritório de arquitetura Snøhetta e fabricado pela empresa de móveis Vestre. O assento é mais baixo no centro para que quem se senta seja atraído para o centro, criando um convite natural à conversa. A citação de Nelson Mandela serviu de inspiração para o design: “A melhor arma é sentar e conversar”. “O Banco da Paz transforma o simples ato de sentar juntos em um lembrete de que o diálogo é fundamental para resolver os maiores desafios do mundo. Sua instalação em Belém para a COP30 reforça o papel do diálogo na definição de ações climáticas”, afirma Kjersti Fløgstad, diretora do Centro Nobel da Paz.

O Banco da Paz é feito com alumínio fornecido pela Hydro, cuja produção começa no estado do Pará, onde a bauxita é extraída em Paragominas, processada na refinaria Alunorte em Barcarena e fornecida para fundições no Pará, na Noruega e em todo o mundo. Simbolicamente, o banco retorna às suas origens. “A Hydro tem orgulho de ser parceira do Centro Nobel da Paz há mais de 20 anos, unidos pela crença de que a paz ajuda a criar sociedades mais viáveis. Ao fornecer o alumínio para o Banco da Paz e instalá-lo no Pará, demonstramos simbolicamente nosso compromisso com o avanço do progresso social nas comunidades onde atuamos. Isso também demonstra que o alumínio, um material essencial para o mundo e que ajuda a viabilizar soluções para as mudanças climáticas, vem de regiões como o Pará”, afirma John Thuestad, Vice-Presidente Executivo da Hydro Bauxite & Alumina.

O projeto foi originalmente apresentado em 2019 na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, e um banco foi posteriormente instalado em frente ao Centro Nobel da Paz em Oslo. Após a COP30, a Zona Verde será transformada em um novo parque urbano para os moradores de Belém, onde o Banco da Paz permanecerá como um bem público para a população da cidade.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados