Concurso Nacional Unificado oferece 80 vagas para técnicos em mineração na ANM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) participa da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) com a oferta de 80 vagas de nível médio para o cargo de Técnico em Atividades de Mineração. O edital foi publicado dia 1º de julho, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Com jornada de 40 horas semanais, o cargo exige formação técnica em Mineração, Geologia ou Atividades de Mineração, em instituição reconhecida pelo MEC. A seleção será conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com provas objetivas em 5 de outubro e prova discursiva prevista para 7 de dezembro de 2025, em 228 municípios brasileiros.
A abertura das vagas representa mais esforço da ANM para recompor e fortalecer seu quadro funcional, após a realização de concurso para cargos de nível superior em 2024. A atuação técnica é estratégica para o país, especialmente no contexto da transição energética e da valorização dos recursos minerais como alicerce para o desenvolvimento econômico e sustentável do Brasil. “A recomposição da força de trabalho da ANM é um compromisso institucional. Esses novos técnicos serão fundamentais para fortalecer a presença da Agência nos territórios e ampliar a capacidade de fiscalização e atendimento ao setor regulado”, afirma a superintendente de Gestão de Pessoas, Aline Fernandes.
Para o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, “a mineração é uma engrenagem essencial da economia verde. Precisamos de uma Agência preparada para os desafios do presente e do futuro. Investir em pessoas é o caminho mais sólido para garantir uma atuação consistente, responsabilidade ambiental e inovação”. As vagas estão distribuídas em todas as regiões do País, com oportunidades específicas para áreas como Geoprocessamento, além das especialidades em Mineração. Do total, 56 vagas são destinadas à ampla concorrência, 16 para candidatos negros e oito para pessoas com deficiência. As inscrições estarão abertas entre 2 e 20 de julho de 2025, no site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. O valor da taxa é de R$ 70, com possibilidade de isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula, bolsistas do Prouni e beneficiários do Fies.
Carregando recomendações...