Brasil Mineral Logo
EQUIPAMENTOS

Conselho da Metso aprova estratégia e metas financeiras até 2030

Por evando
Conselho da Metso aprova estratégia e metas financeiras até 2030

A nova estratégia da Metso, "Nós vamos além", é concentrada no crescimento dos negócios e na melhoria da lucratividade, no foco no cliente, na liderança de mercado e no aumento da participação do mercado de reposição.

O Conselho de Administração da Metso aprovou estratégia atualizada para o período de 2026 a 2030 e definiu novas metas financeiras a serem alcançadas até o final de 2028. A nova estratégia da Metso, "Nós vamos além", é concentrada no crescimento dos negócios e na melhoria da lucratividade, no foco no cliente, na liderança de mercado e no aumento da participação do mercado de reposição. Os quatro objetivos estratégicos são a melhor experiência do cliente, maior participação do mercado de reposição nas vendas, liderança em sustentabilidade e segurança e excelência financeira.

A Metso tem uma estratégia baseada em perspectivas positivas de mercado, apoiadas por megatendências globais, que devem aumentar a demanda pelos produtos e serviços de reposição da empresa. No segmento de Agregados, a companhia espera que os mercados cresçam, impulsionados pelo crescimento dos projetos de construção e infraestrutura e pela crescente reciclagem de materiais de construção, enquanto no segmento de Minerais a produção de cobre, em particular, deve ser alavancada pela eletrificação e pelo aumento dos data centers e das energias renováveis. Além do crescimento previsto do mercado, as metas de crescimento da Metso baseiam-se nas escolhas dos segmentos em alocar recursos às soluções e segmentos de clientes que impulsionam o crescimento lucrativo mais rapidamente. “Nossa estratégia 'Nós vamos além' foi desenvolvida com nossos dois segmentos de clientes em mente, colaborando estreitamente com clientes e principais stakeholders, e envolvendo colegas de toda a empresa. Essa estratégia transcende nossas áreas de negócios internas, garantindo que a perspectiva do cliente esteja no centro de tudo o que fazemos e potencializando plenamente nosso potencial. Como resultado, agora temos uma estratégia poderosa que explora nossos pontos fortes e nos permite estabelecer o padrão do setor”, afirma Sami Takaluoma, presidente e CEO da Metso.

Na área de Agregados, a Metso pretende crescer impulsionando o mercado de reposição e fortalecendo a posição do grupo no mercado regional, além de estabelecer uma liderança em agregados e reciclagem de infraestrutura. A digitalização, a gestão de canais e o desenvolvimento contínuo de tecnologia são os facilitadores desses objetivos. No segmento de Minerais, a companhia quer ser o principal player em minerais para a transição energética, alavancando a liderança tecnológica e proximidade com os clientes. “Nosso foco é entregar valor agregado aos nossos clientes, especialmente com soluções com significativo potencial de negócios no mercado de reposição", continua Takaluoma.

As metas financeiras aprovadas incluem uma nova meta de crescimento de vendas e uma meta de aumento de lucratividade. Essas metas devem ser alcançadas até o final de 2028. O crescimento anual de vendas (CAGR) deve ser de no mínimo 7% (nova meta) e a Margem EBITA ajustada acima de 18% (anteriormente acima de 17% ao longo do ciclo), enquanto a Relação dívida líquida/EBITDA tem que ficar abaixo de 1,5 (nova meta substituindo a meta de 'manter classificação de grau de investimento'). O Dividendo anual tem que ser de pelo menos 50% do lucro por ação (sem alteração). "As novas metas financeiras demonstram nossa ambição de elevar a Metso a novos patamares, aprimorando não apenas nossos negócios e a experiência do cliente, mas também impulsionando nosso crescimento e lucratividade, continuando assim nossa jornada de criação de valor para os acionistas”, afirma Takaluoma. “Com as escolhas estratégicas que fizemos, podemos atingir nossas metas de crescimento, tendo como principal impulsionador o crescimento orgânico, apoiado por aquisições complementares seletivas em ambos os segmentos. Nossa nova meta de balanço – a relação dívida líquida/EBITDA – nos guiará na manutenção de uma posição financeira sólida, ao mesmo tempo em que permitirá o crescimento. Para seus acionistas, a Metso continuará sendo uma pagadora de dividendos confiável e consistente", afirma Sami Takaluoma.

Uma área fundamental da estratégia "Nós vamos além" da Metso é a melhoria da segurança ocupacional. A Metso vai aplicar a nova mentalidade "Comece com a Segurança", que se concentra na prevenção de acidentes de trabalho e na melhoria contínua do desempenho em segurança. Envolvemos ativamente os funcionários e promovemos a prática de parar, conversar, observar e compartilhar práticas de segurança para promover a proatividade em segurança. Além disso, a Metso pretende continuar sendo pioneira no setor de sustentabilidade e tem como objetivo emissões líquidas zero em suas próprias operações até 2030. “Fortaleceremos ainda mais nossas metas climáticas baseadas na ciência em toda a cadeia de valor, dos fornecedores aos clientes, e continuaremos desenvolvendo nossa oferta Metso Plus, que traz vantagens significativas aos nossos clientes ao proporcionar maior eficiência operacional, menor impacto ambiental e economia de custos a longo prazo”.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados