Brasil Mineral Logo
CIMENTO

Consumo aumenta 4,1% e soma 64,8 milhões de toneladas em 2024

Consumo aumenta 4,1% e soma 64,8 milhões de toneladas em 2024

O desempenho foi impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho e renda da população, com o setor imobiliário sendo grande indutor no consumo de cimento, puxado pela retomada das obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

O Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) divulgou relatório anual referente a 2024, quando o consumo do produto totalizou 64,8 milhões de toneladas, 4,1% acima quando comparado a 2023 e um acréscimo de 2,6 milhões de toneladas ao longo do ano. O resultado reverteu a queda de 2,5 milhões de toneladas registrada nos dois anos anteriores (-2,7%, em 2022 e -0,89%, em 2023). O desempenho foi impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho e renda da população, com o setor imobiliário sendo grande indutor no consumo de cimento, puxado pela retomada das obras do programa Minha Casa, Minha Vida. O setor está otimista para o próximo fechamento anual por causa da demanda adiciona do Minha Casa, Minha Vida, que deve ficar entre 2,5 e 3 milhões de toneladas por ano e os investimentos contínuos em infraestrutura, com destaque para a habitação e ampliação do pavimento de concreto rodoviário e urbano.

Na agenda ambiental, a indústria do cimento apresentou o Roadmap Net Zero 2050 durante a COP30, em Belém, iniciativa selecionada dentre os mais de 1.250 projetos inscritos, que detalha a rota para a neutralidade do carbono. Atualmente, o Brasil emite 580 kg de CO2/tonelada de cimento, volume bem inferior à média global, de 610 kg de CO2/tonelada. Em economia circular, o Brasil é um dos líderes do ranking mundial na adição de matéria-prima alternativa ao clínquer, além de 32% da matriz energética usada pelo setor ter origem em combustíveis alternativos, como biomassa e resíduos, índice inferior apenas ao da União Europeia.

O objetivo do setor é atingir a neutralidade de carbono até 2050, com instrumentos de remoções e compensações baseadas na Natureza (SbN). A indústria do cimento trabalha em parceria com o Governo para a elaboração de metas setoriais para a descarbonização e para o crescimento econômico atender à demanda de infraestrutura e habitação, essenciais para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. O relatório anual completo sobre 2024 está disponível no http://snic.org.br/assets/pdf/relatorio_anual/1763075552.pdf.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados