Cooperação técnica na Colômbia no combate à mineração ilegal e na rastreabilidade do ouro

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participou entre os dias 7 e 13 de setembro de uma missão internacional na Colômbia para trocar experiências e fortalecer a cooperação técnica no combate à mineração ilegal e na rastreabilidade do ouro. A iniciativa liderada pela UNODC Brasil (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil) reuniu representantes da Polícia Federal, do Serviço Geológico Colombiano (SGC), da Polícia Nacional da Colômbia e da Fiscalía Geral da Nação, em agendas realizadas nas cidades de Bogotá e Cali.
Na ocasião, a chefe do Departamento de Recursos Minerais do SGB (DEREM), Maisa Abram apresentou iniciativas estratégicas e destacou os projetos conduzidos pela instituição na área de recursos minerais. A coordenadora do Projeto Ouro Brasil, Stella Bijos, explicou as atividades do programa desenvolvido pelo SGB e detalhou os grandes resultados obtidos. A programação incluiu apresentações técnicas, visitas aos laboratórios do Serviço Geológico Colombiano em Bogotá e Cali e reuniões de alinhamento sobre parcerias. “Essa foi uma grande oportunidade de conhecer a capacidade operacional dos laboratórios e ampliar as discussões sobre potenciais planos de trabalho, envolvendo o Projeto Ouro Brasil”, destacou Stella Bijos.
Entre os temas discutidos estiveram o fortalecimento de rotinas laboratoriais, a execução de estudos integrados e a ampliação das parcerias entre o SGB e o SGC, considerando a execução do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que será assinado em breve. A missão foi também uma oportunidade para fortalecer a parceria existente entre o SGB e a Polícia Federal no Brasil, visando reforçar o combate à mineração ilegal.
Carregando recomendações...