Brasil Mineral Logo
GESTÃO

Eleitos novos integrantes do Conselho da Vale para 2025/2027

Por evando
Eleitos novos integrantes do Conselho da Vale para 2025/2027

Os acionistas da Vale elegeram em Assembleia Geral Ordinária os integrantes do Conselho de Administração para o mandato 2025/2027. A mineradora manteve oito assentos para conselheiros independentes, um a mais do que o mínimo exigido pelo Estatuto Social da empresa. Assim, os acionistas referendaram integralmente os candidatos recomendados pelo Comitê de Indicação e Governança. Anelise Lara, Franklin Lee Feder e Wilfred Bruijn são os três novos membros independentes que vão se juntar aos cinco membros independentes que já integravam o colegiado anteriormente: Heloísa Belotti Bedicks, Marcelo Gasparino (eleito vice-presidente do Conselho), Ollie Oliveira, Rachel Maia e Reinaldo Duarte Castanheira Filho. Já os membros não-independentes eleitos foram: Daniel André Stieler (eleito presidente do Conselho), Fernando Jorge Buso Gomes, João Luiz Fukunaga e Shunji Komai. O 13º integrante do Conselho é André Viana, eleito, em votação em separado, pelos empregados.

O número de estrangeiros permanece em quatro, com os recém-eleitos Franklin Lee Feder (norte-americano) e Wilfred Bruijn (holandês) se juntam ao britânico Ollie Oliveira e o japonês Shunji Komai. Com a eleição de Anelise Lara, o Conselho da Vale volta a ter três mulheres entre seus membros – o que tinha ocorrido somente no biênio de 2019-21. As outras integrantes do gênero feminino são as reeleitas Heloísa Belotti Bedicks e Rachel Maia. “Com essa formação, seguiremos nosso compromisso com a visão 2030 da Vale, de ser uma parceira confiável, com portfólio superior e orientada para desempenho”, afirma Daniel André Stieler. “Acreditamos que a Vale continuará avançando de forma significativa em sua disciplina de alocação de capital, em segurança e estabilidade operacional e na gestão de custos, ampliando seu portfólio de produtos de alta qualidade com flexibilidade, e aprimorando suas relações com stakeholders, no caminho para tornar-se referência em criação e compartilhamento de valor”.

Para Stieler, a Vale seguirá cumprindo “guidances” desafiadores nos diversos cenários, aproveitando suas vantagens competitivas: “Temos reservas minerais de alta qualidade, desenvolvemos soluções inovadoras para uma indústria siderúrgica mais descarbonizada e apresentamos alternativas criativas para uma mineração circular eficiente e limpa”. Ao formular a lista de candidatos, o Comitê de Indicação e Governança buscou proporcionar continuidade ao Conselho de Administração para que a governança da empresa siga evoluindo de forma alinhada às suas prioridades estratégicas. O objetivo é ter um Conselho colaborativo e engajado com os compromissos da empresa, que seja altamente relacional e participativo, com uma atuação ainda mais próxima do Comitê Executivo na construção de uma pauta que vise alinhar, debater e construir soluções inovadoras para os principais desafios estratégicos, trazendo harmonia e confiança entre os membros com otimização e simplificação de processos.

O processo de elaboração da lista durou alguns meses e o coordenador do Comitê de Indicação e Governança e presidente do Conselho de Administração, Daniel André Stieler, realizou roadshows e diversos encontros com acionistas para a coleta de percepções em relação ao tema e à empresa. Também participou do processo o conselheiro Ollie Oliveira, que exerce a função de “Lead Independent Director”, atuando como alternativa de contato para os acionistas. Na Assembleia Geral Ordinária os acionistas também aprovaram as demonstrações financeiras de 2024, a proposta para a destinação do resultado do exercício de 2024 e a fixação da remuneração dos administradores. Além disso, foram eleitos os integrantes do Conselho Fiscal.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados