Brasil Mineral Logo
MINERAÇÃO MARINHA

Entidade aprova decisão da Noruega em suspender atividades no Ártico até 2029

Entidade aprova decisão da Noruega em suspender atividades no Ártico até 2029

Até agora, a Noruega tem sido uma forte defensora da mineração em águas profundas, tanto em suas águas nacionais quanto em águas internacionais.

A Coligação para a Conservação das Águas Profundas (DSCC) parabeniza decisão do Parlamento norueguês de suspender todos os planos de mineração em águas profundas no Ártico até o final da atual legislatura, no outono de 2029. Durante esse período, nenhuma licença de exploração ou explotação será emitida. A decisão também corta o financiamento para o mapeamento mineral governamental, essencial para o desenvolvimento da indústria de mineração em águas profundas. "Esta é uma grande vitória para o oceano, o clima e a natureza. A decisão da Noruega de interromper toda a exploração e extração de minério em águas profundas é mais um prego no caixão dessa indústria desnecessária, imprudente e altamente destrutiva. Uma moratória é a melhor maneira de garantir que o oceano profundo e os benefícios que ele nos proporciona sejam protegidos para as gerações futuras”, disse Sofia Tsenikli, Diretora de Campanhas Globais da DSCC.

Até agora, a Noruega tem sido uma forte defensora da mineração em águas profundas, tanto em suas águas nacionais quanto em águas internacionais, na Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA). Essa decisão está em consonância com a esmagadora maioria das recomendações científicas e representa um grande revés para os esforços da indústria nascente em ganhar impulso. O DSCC apela à Noruega e à comunidade internacional em geral para que se juntem aos 40 países que já estão adotando medidas de precaução e para que apoiem formalmente uma moratória/pausa de precaução global para proteger o oceano profundo de danos irreversíveis.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados