Brasil Mineral Logo
POLÍTICA MINERAL

EUA visam rejeitos de minas para aumentar o fornecimento de minerais críticos

Por evando
EUA visam rejeitos de minas para aumentar o fornecimento de minerais críticos

O Secretário do Interior dos Estados Unidos, Doug Burgum, ordenou uma série de mudanças regulatórias para agilizar a supervisão federal e acelerar projetos de recuperação de minerais de rejeitos de carvão e rejeitos e minas de urânio desativadas. A diretiva inclui orientações atualizadas para tornar esses projetos de recuperação elegíveis para financiamento federal e exige prazos de revisão mais rápidos para novas propostas. Também orienta o Serviço Geológico dos EUA a mapear e inventariar os rejeitos de mineração em terras federais para identificar locais ricos em minerais essenciais.

Pesquisas do Serviço Geológico dos EUA e de agências geológicas estaduais já revelaram fontes promissoras, incluindo telúrio em rejeitos da mina de cobre Bingham Canyon, em Utah, e zinco e germânio em rejeitos das minas de Tar Creek, há muito abandonadas, em Oklahoma. Elementos de terras raras também foram encontrados em argila associada a camadas de carvão nas bacias dos Apalaches e Illinois. "Esta iniciativa reflete nosso compromisso em alcançar a independência mineral e garantir que os Estados Unidos liderem o caminho em tecnologias avançadas que impulsionam nosso futuro", disse Burgum em um comunicado. Seu departamento controla grandes extensões de terras federais, algumas delas abrigando minas abandonadas, e a iniciativa pode transformar passivos ambientais em ativos econômicos.

O Secretário Adjunto Interino de Terras e Minerais, Adam Suess, acrescentou que agilizar os esforços de recuperação ajudará a "liberar todo o potencial dos recursos minerais dos Estados Unidos para reforçar a segurança nacional e o crescimento econômico". A medida se baseia na estratégia mais ampla de Trump de revitalizar o setor mineral dos EUA, que ficou atrás de líderes globais como a China, tanto na produção quanto no processamento. Em março, Trump invocou a Lei de Produção de Defesa para acelerar o processamento doméstico de vários minerais importantes.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados