
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participará do I Paraíba Mineral (I PBMin), a ser realizado nos dias 3 e 4 de abril, em Campina Grande. Promovido pelo governo do estado da Paraíba, por meio da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (DRMH), da Secretaria de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), e em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o evento tem como tema "Oportunidades e desafios no contexto da transição energética e produção sustentável do estado da Paraíba".
O SGB contribuirá para as discussões com a participação de pesquisadores que apresentarão estudos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento da mineração responsável e sustentável, alinhada à transição energética. Durante o encontro, serão abordados temas como o potencial mineral da Paraíba, a gestão dos recursos geológicos e hídricos do estado e as oportunidades geradas por tecnologias inovadoras na mineração. A programação do I PBMin inclui painéis, palestras e debates com especialistas nacionais do setor mineral, além de representantes da indústria, do governo e da academia. O evento também contará com estandes de exposição e apresentações culturais, destacando o potencial mineral paraibano e estimulando iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento regional. O evento ocorre no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Campina Grande (PB) e as inscrições devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/evento/i-paraiba-mineral-pbmin/2865845.
O público-alvo inclui profissionais e empresas das indústrias mineral e energética, representantes do setor público e privado, além de pesquisadores e estudantes interessados em explorar as oportunidades e desafios que permeiam o setor mineral da Paraíba no contexto global. A iniciativa visa também promover reflexão e construção conjunta sobre o papel estratégico da mineração sustentável no desenvolvimento regional e no enfrentamento dos desafios da transição energética alinhados a práticas de produção sustentável, evidenciando o papel estratégico da mineração responsável no estado, como um elemento para viabilizar soluções de energia limpa.
O I Paraíba Mineral contará com o apoio do SGB, da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea/PB) e da Associação dos Engenheiros de Minas do Estado da Paraíba (Assem/PB).
Carregando recomendações...