
A EXE Mineral anunciou a descoberta de gálio em sedimentos da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. O metal é dominado pela China e fundamental para a fabricação de semicondutores, painéis solares, LEDs e dispositivos 5G, colocando o Brasil em posição estratégica no cenário internacional. Os geólogos encontraram anomalias expressivas de gálio em amostras de sedimentos de corrente e concentrados de bateia, indicando potencial para mineralizações primárias na região.
Os resultados obtidos foram objeto de checagem laboratorial, onde foram realizadas amostragens com replicatas, reavaliação de padrões (especificamente para Gálio) e checagem nos dois laboratórios geoquímicos de maior expressão no Brasil. A Serra do Espinhaço é conhecida por suas riquezas minerais como ouro, diamantes e ferro e agora se revela como uma nova fronteira para metais críticos da era digital e da transição energética.
Atualmente, o gálio é obtido como subproduto do processamento de bauxita e zinco, mas a descoberta em Minas Gerais pode reduzir a dependência brasileira de importações e alavancar a participação do País no mercado global. O gálio é essencial para painéis solares e fibra óptica, impulsionando a energia limpa, além de ser componente vital em chips e dispositivos de comunicação ultrarrápidos e ter baixo ponto de fusão, não tóxico e capaz de interagir com metais como o alumínio em pesquisas inovadoras. A EXE Mineral afirma que está avançando seu programa de pesquisa realizando mapeamento geológico detalhado e sondagens rotativas, com expectativa de resultados ainda em 2025. A descoberta não só reforça o potencial mineral do Brasil, mas também abre portas para investimentos em tecnologia e indústrias de ponta, segundo a empresa.
Carregando recomendações...