Brasil Mineral Logo
TECNOLOGIA

Ferramenta ajuda na descoberta de novos minerais na Austrália

Por evando
Ferramenta ajuda na descoberta de novos minerais na Austrália

A CSIRO, agência científica nacional da Austrália, lançou esta semana o LandScape+, uma nova ferramenta on-line para ajudar geólogos a interpretar seus dados geoquímicos e planejar programas de exploração de acompanhamento para atingir novos recursos em uma variedade de commodities, incluindo ouro, lítio e cobre. A exploração mineral na Austrália é desafiadora porque grande parte do território é coberta por uma espessa camada de solo solto, areia e rochas fragmentadas, dificultando a detecção de vestígios dos minerais valiosos. Grande parte da Austrália também é remota e de difícil acesso para mapear a superfície com eficácia.

O LandScape+ utiliza dados de sensoriamento remoto para criar mapas de relevo com base em aprendizado de máquina e resolução de 30 metros para exploração mineral, reduzindo a necessidade de observações extensivas em campo. Em seguida, integra a geoquímica de superfície para uma interpretação melhor, mais rápida e fácil dos resultados de levantamentos de solo. A Dra. Anicia Henne, Cientista Sênior de Pesquisa do CSIRO, disse que a ferramenta baseada na web permite que usuários — como geólogos de exploração — interpretem seus dados geoquímicos no contexto da paisagem, revelando novos insights e oportunidades em regiões remotas e pouco exploradas.

“Explorar o regolito é notoriamente difícil e interpretar resultados geoquímicos consome tempo e, muitas vezes, requer conhecimento especializado”, disse o Dra Henne. “Desenvolvemos o Landscape+ para simplificar esse processo”.

Ao destacar amostras de solo incomuns em paisagens diversas, a ferramenta de software permite que exploradores de minerais refinem sua pesquisa com contexto. “Isso dá aos geólogos de exploração a oportunidade de interpretar rapidamente os resultados da amostragem de solo em contexto e criar mapas, especialmente em locais inexplorados”, disse ela. O LandScape+ pode gerar mapas em várias escalas, de 25 km² a 2.000 km², permitindo que os exploradores avaliem seus terrenos com eficiência, economizando custos iniciais e acelerando a avaliação dos terrenos. Os principais recursos incluem Interface amigável que simplifica a interpretação de dados complexos e Mapeamento de alta resolução (resolução de 30 metros) cobrindo áreas extensas em poucas horas Os usuários podem comprar uma licença para acessar o LandScape+ e criar modelos de paisagem para seus dados e propriedades de exploração. Landscape+ é o mais recente de um conjunto de ferramentas analíticas de dados digitais e produtos de dados no eXploration Toolkit (XT) desenvolvido pelo CSIRO para acelerar a descoberta e exploração de minerais.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados