Brasil Mineral Logo
OURO

GMIN obtém licença ambiental para o projeto Oko West

Por evando
GMIN obtém licença ambiental para o projeto Oko West

A G Mining Ventures Corp. recebeu a Licença Ambiental (EP) da Agência de Proteção Ambiental da Guiana (EPA) para o Projeto de Ouro Oko West. Este marco regulatório fundamental segue a apresentação da Avaliação de Impacto Ambiental e Social (ESIA) da GMIN em novembro de 2024 e marca o ápice de um processo de revisão transparente e multissetorial liderado pela EPA, que começou com o estabelecimento dos Termos de Referência no início de 2023 e foi apoiado por quase dois anos de estudos ambientais e sociais de base.

A licença de cinco anos, válida até julho de 2030, autoriza a construção e operação de Oko West, que deverá criar uma média de 1.270 empregos diretos permanentes durante sua existência. "O recebimento da Licença Ambiental é um marco fundamental que reduz os riscos de Oko West e abre caminho para uma decisão de construção ainda este ano", comentou Louis-Pierre Gignac, Presidente e CEO. "Esta conquista reflete o engajamento construtivo com a EPA, o Governo da Guiana e as comunidades da Região 7, e demonstra que Oko West pode progredir de forma responsável — protegendo o meio ambiente, gerando empregos e proporcionando benefícios econômicos sustentáveis. Com esta aprovação, uma perspectiva favorável para o preço do ouro e o fluxo de caixa da TZ, a GMIN está bem posicionada para avançar o Projeto em alinhamento com os mais altos padrões ambientais e sociais, criando valor duradouro para todas as partes interessadas”.

O recebimento da Licença Ambiental destaca a forte e contínua parceria entre a GMIN e o Governo da Guiana, cujo ambiente regulatório transparente e tomada de decisões oportunas são essenciais para atingir os marcos do projeto. A Guiana continua a ser reconhecida como um destino atraente para investimentos em mineração, conforme refletido na recente Pesquisa Anual de Empresas de Mineração de 2024 do Instituto Fraser, que classifica o país como uma das 10 principais jurisdições de mineração do mundo, entre 82 jurisdições avaliadas. Além da EPA, a GMIN agradece aos demais órgãos reguladores da Guiana, incluindo a Comissão Florestal da Guiana (GFC), a Autoridade Tributária da Guiana (GRA), o Departamento de Administração Marítima (MARAD), a Comissão de Geologia e Minas da Guiana (GGMC), o Ministério de Recursos Naturais e todas as outras agências que supervisionam o setor de mineração, cujo profissionalismo e espírito colaborativo contribuem para o avanço do Projeto de forma responsável e dentro do cronograma.

A GMIN iniciou as obras iniciais em Oko West em março de 2025, que incluíram o desenvolvimento de um cais no Rio Cuyuni, estradas de acesso e a construção do acampamento permanente. Aproximadamente US$ 190 milhões já foram comprometidos ou negociados para itens de longo prazo, como equipamentos móveis e marítimos, moinhos, o britador primário e uma usina de energia. As entregas iniciais dos equipamentos estão previstas para o segundo semestre de 2025, permitindo que a Corporação inicie a terraplenagem no local por conta própria. A GMIN prevê tomar uma decisão formal sobre a construção no segundo semestre de 2025, ocasião em que mais detalhes sobre o financiamento do projeto serão comunicados. Enquanto isso, as atividades de engenharia detalhada e exploração continuam em Oko West.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados