Brasil Mineral Logo
INVESTIMENTOS

Governo quer mineração no mercado de capitais

Governo quer mineração no mercado de capitais

Conselho de Política Mineral, composto por representantes de todos os ministérios, irá buscar obter consenso na adoção de políticas para o setor.

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, anunciou, na sessão de abertura do Forum Brasileiro de Investimentos em Mineração, realizado na Fiesp na manhã do dia 4 de agosto, uma série de mudanças na área de mineração do ministério, visando “trazer uma visão econômica”, segundo ele. Como parte das mudanças, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Pedro Paulo Mesquita, foi deslocado para a presidência do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), em substituição a Esteves Colnago, enquanto a subsecretária da SGM, Lilia Sant’Agostino, assumiu o cargo de secretária.

O ministro também anunciou a criação do Conselho de Política Mineral, composto por representantes de todos os ministérios, visando obter consenso na adoção de políticas para o setor. Para Sachsida, o Brasil “precisa ter uma mineração tão robusta quanto Canadá e Austrália” e para isso deve estimular a mineração ambientalmente responsável e nesse sentido ele disse que o governo está criando o Programa Empreendedor Verde, do qual ele não forneceu maiores detalhes. Ele disse, ainda, que o MME está elaborando um conjunto de medidas legais visando fortalecer o investimento privado na mineração. E prometeu que, até 10 de novembro de 2022, deverão ser elaborados 10 Projetos de Lei visando dinamizar os setores afeitos ao ministério (Petróleo, Gás, Mineração e Energia). O propósito do governo é criar novos instrumentos financeiros para financiamento da atividade mineral, como Letras de Risco de Seguro (um título de crédito, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro. Isto significaria que as empresas de mineração poderiam vender tais letras para financiar a pesquisa mineral. “Nosso objetivo é colocar a mineração no mercado de capitais”, disse o ministro, acrescentando que o conjunto de propostas de Projetos de Lei deverá ser apresentado à equipe de transição do próximo governo, “seja ele qual for”.

O Forum Brasileiro de Investimentos em Mineração foi organizado pela Rede Investmining, formada pelo MME, ABPM, Adimb, BCCC, Ibram e BNDES, visando atrair mais investimentos para a mineração no Brasil.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados