Brasil Mineral Logo
NEGÓCIOS

Grupo Avante assume mina Várzea do Lopes, que pertencia à Gerdau

Por evando
Grupo Avante assume mina Várzea do Lopes, que pertencia à Gerdau

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a operação de aquisição da mina Várzea do Lopes, localizada em Itabirito (MG), que pertencia à Gerdau, pelo grupo Avante.

De acordo com a Gerdau, a venda faz parte do processo da reorganização estratégica de suas operações, agora concentradas na mina de Miguel Burnier, em Ouro Preto (MG). A venda inclui os direitos de exploração da mina e áreas adjacentes, mas a Gerdau mantém o direito de preferência na compra de parte do minério produzido. A Gerdau também permanecerá responsável pelos custos de fechamento da mina referentes ao seu período de exploração.

O grupo Avante atua na produção de minério de ferro em Minas Gerais, através das empresas GSM Mineração e Ferro Puro, com unidades operacionais e logísticas em Barão de Cocais, Itabirito, Santa Bárbara e Congonhas.

A Gerdau informa que está concluindo o investimento já divulgado de R$ 3,2 bilhões “nesta nova plataforma de mineração sustentável, que adicionará 5,5 milhões de toneladas a capacidade anual de produção da Mina de Miguel Burnier, conforme anunciado anteriormente”. A operação de Miguel Burnier, localizada em Ouro Preto (MG), foi reconhecida pelo IRMA Initiative for Responsible Mining Assurance (Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável).

A mina Várzea do Lopes iniciou atividades em Itabirito em 2006, com capacidade instalada de 1,5 milhão t/ano de minério de ferro e dois anos após teve a Licença de Operação suspensa, por não haver apresentado o Estudo de Impacto Ambiental. A empresa, então, fez o estudo, além de assumir uma série de outras obrigações, dentre as quais não solicitar novas licenças de exploração na Serra da Moeda. Posteriormente, em 2013, a Gerdau firmou um novo Termo de Ajuste, visando aumentar a capacidade de produção para 13 milhões t/ano.

O projeto de nova ampliação da capacidade, no entanto, foi questionado, porque poderia afetar o Monumento Natural Estadual (Monae) Serra da Moeda. O empreendimento está localizado em Itabirito, que faz fronteira com o município de Moeda, que desde 2012 proíbe a mineração em seu Plano Diretor, sendo o único dos 34 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte onde a atividade não é permitida.

Em outubro de 2023, a Gerdau elaborou um Plano de Fechamento da mina Várzea do Lopes, com base no que é preconizado pelo ICMM (International Council on Mining and Metals), que se supõe agora seja implementado pelo grupo Avante.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados