Guiné quer acelerar construção de refinarias de alumina e plantas de pelotização

O ministro da Mineração da Guiné, Bouna Sylla, afirmou que o país dará prioridade ao processamento local de bauxita e minério de ferro para agregar mais valor aos seus recursos.
A Guiné vai acelerar a construção de refinarias de alumina e usinas de minério de ferro para acabar com as exportações de minério bruto antes dos primeiros embarques do projeto Simandou, da Rio Tinto. O ministro da Mineração da Guiné, Bouna Sylla, afirmou que o país dará prioridade ao processamento local de bauxita e minério de ferro para agregar mais valor aos seus recursos. “Somos o maior produtor de bauxita do mundo atualmente, mas não construímos nenhuma refinaria desde a época colonial e isso tem que mudar”, disse Sylla.
O governo pretende construir até seis refinarias de alumina até 2030, com o objetivo de atingir uma capacidade de processamento nacional de sete milhões de toneladas. O primeiro contrato para uma refinaria de alumina, com a estatal chinesa SPIC, já está em construção e deve ser concluído até o final de 2027. As negociações também estão avançadas com a Chinalco e a francesa Alteo, além de discussões com a Compagnie des Bauxites de Guinée e a Alcoa. Além da bauxita, a Rio Tinto e sua parceira na joint venture Simandou, a Winning Consortium Simandou (WCS), estão sob pressão para expandir o processamento local de minério de ferro.
Os acordos atuais exigem que os parceiros realizem estudos de viabilidade e, potencialmente, construam uma usina siderúrgica de 500.000 toneladas ou uma fábrica de pelotização de dois milhões de toneladas dentro de dois anos após as primeiras exportações. A Rio Tinto confirmou seu envolvimento, informando à Reuters que sua joint venture Simfer se comprometeu a realizar um estudo de viabilidade para uma usina de pelotização, a fim de entender a viabilidade e as opções disponíveis. A mineradora alcançou recentemente um marco importante em Simandou, com o primeiro carregamento de minério para transporte da mina ao porto.
Carregando recomendações...