Brasil Mineral Logo
MERCADO

Handbag quer atrair investimentos para reciclagem de cobre

Por evando
Handbag quer atrair investimentos para reciclagem de cobre

A plataforma de captação de investimentos e impulsionadora de projetos minerais Handbag realizou, no dia 3 de junho, na Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em São Paulo, o Handbag Day, que reuniu especialistas, empresários e representantes do setor para discutir os desafios e as oportunidades da reciclagem de cobre dentro de um contexto de sustentabilidade e economia circular. O evento marcou o lançamento de um projeto dedicado às boas práticas para o reaproveitamento desse metal, com foco na atração de investimentos e parcerias para viabilizar sua implementação. Com uma média de preços que mantém tendência de alta, o mercado internacional do cobre é impulsionado para crescente demanda por tecnologias sustentáveis e infraestrutura energética.

Durante sua apresentação, o conselheiro da Handbag e professor Giorgio de Tomi destacou que o cobre se consolida como uma tendência de valorização e de crescimento nas importações brasileiras. Segundo ele, a chamada mineração urbana, que consiste na recuperação de metais a partir de resíduos, surge como protagonista da economia circular — modelo que prioriza o uso inteligente, renovável e responsável dos recursos. “O cobre é fundamental não só para a indústria, mas para garantir uma transição eficiente para modelos de produção e consumo mais sustentáveis”, ressaltou De Tomi.

Na sequência, o CEO da C3A, Alberto Fabrini Junior, apresentou avanços tecnológicos que permitem transformar sucata em cátodos de cobre, com significativa redução na emissão de gases de efeito estufa e menor impacto ambiental. Fabrini enfatizou que a produção de cobre, hoje, é uma atividade crítica e estratégica para o Brasil, uma vez que se trata de um metal-chave na transição energética e na transformação digital em curso no país e no mundo. “Aceleramos essa transição por meio da mineração urbana responsável e da reciclagem, entregando valor econômico com ganhos ambientais e sociais”, concluiu. (Por Luana Oliveira)

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados