
O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) acaba de lançar o novo ‘Manual sobre Abordagens Multissetoriais para Transições Socioeconômicas na Mineração’, um guia prático para ajudar empresas de mineração e partes interessadas a planejar o fechamento de minas de maneiras que promovam comunidades resilientes e prósperas. O fechamento de minas pode impactar significativamente as economias e os meios de subsistência locais. Embora as operações de mineração frequentemente gerem empregos, promovam o desenvolvimento de negócios e gerem investimentos em infraestrutura, seu fechamento pode deixar comunidades definhando — economicamente estagnadas, socialmente sobrecarregadas e ambientalmente vulneráveis.
O Manual de Transições do ICMM responde a esse desafio fornecendo orientações práticas para ajudar empresas e partes interessadas a projetar processos de transição socioeconômica que criem resiliência, possibilitem a participação econômica e apoiem o uso sustentável da terra. O documento promove uma mudança de abordagens lideradas por empresas para modelos baseados em parcerias que capacitem comunidades locais, povos indígenas, governos locais e a sociedade civil a moldar seus futuros pós-mineração.
Com prefácio de Sir Tim Smit KBE, cofundador do premiado Eden Project na Cornualha, Reino Unido, o livro apela a abordagens ousadas e colaborativas para a transição e regeneração. O Manual oferece: nove abordagens multissetoriais adaptáveis a diferentes regiões e contextos de mineração; onze ferramentas práticas para apoiar o planeamento socioeconómico, a construção de resiliência e o uso sustentável do solo e estudos de caso do mundo real mostrando iniciativas de transição bem-sucedidas lideradas por comunidades. Ao coordenar esforços em todas as etapas de convocação, planejamento, implementação e monitoramento do fechamento da mina, o Manual demonstra como abordagens colaborativas podem transformar desafios de transição em oportunidades — estabelecendo a base para legados positivos e duradouros.
Projetado como um recurso flexível e prático, o Manual permite que os usuários selecionem as abordagens e ferramentas mais relevantes para seu contexto, apoiando o planejamento e a ação em nível local e regional. O Manual de Transições baseia-se no trabalho mais amplo do ICMM sobre resiliência comunitária e fechamento de minas. Ele complementa recursos existentes, incluindo o Fechamento Integrado de Minas: Guia de Boas Práticas, 3ª Edição (2025), o Marco de Maturidade para o Fechamento (2020) e os Conceitos Financeiros para o Fechamento de Minas (2019). Também se alinha às iniciativas do ICMM sobre desempenho social e engajamento comunitário, como as Ferramentas para o Desempenho Social, e deve ser considerado em conjunto com as orientações do ICMM sobre Povos Indígenas, devida diligência em direitos humanos e práticas responsáveis de fechamento. Para mais informações e acessar o Manual completo, basta acessar o link https://www.icmm.com/en-gb/guidance/social-performance/2025/multistakeholder-approaches-socio-economic-transitions.
Carregando recomendações...