Início das perfurações no alvo Chamé no complexo Paciência

O programa foi projetado para avaliar o potencial de uma operação a céu aberto próxima à superfície e faz parte do Plano de Exploração de cinco anos da Companhia.
A Jaguar Mining Inc. anunciou o início das atividades de perfuração no alvo Chamé, localizado a 3 km a sudeste da mina Santa Isabel, dentro do complexo Paciência da Companhia, no prolífico Quadrilátero Ferrífero brasileiro. A perfuração começou em 21 de novembro de 2025, com a primeira fase compreendendo 12 furos de sondagem, totalizando 3.040 metros. O programa foi projetado para avaliar o potencial de uma operação a céu aberto próxima à superfície e faz parte do Plano de Exploração de cinco anos da Companhia. "Nossa estratégia de crescimento corporativo define claramente que um crescimento significativo é esperado da exploração em áreas inexploradas em terrenos atualmente detidos pela Jaguar", comentou Luis Albano Tondo, CEO da Jaguar Mining. “Chamé foi escolhida como alvo prioritário devido à sua proximidade com uma instalação de processamento existente, à sua mineralização próxima à superfície e às extensas informações que podem ser obtidas das antigas atividades de mineração (século XVIII), que deixaram várias cavas e trincheiras rasas onde os primeiros garimpeiros artesanais acessaram com sucesso a mineralização. Estamos entusiasmados com o potencial de Chamé e ansiosos para divulgar os resultados da perfuração à medida que avançamos nesta fase do nosso plano”.
Para Armando Massucatto, Gerente de Exploração da Jaguar Mining, o início da perfuração em Chamé representa um passo importante no avanço do programa técnico. “O trabalho geológico realizado até o momento demonstra um forte potencial para um alvo de mineração a céu aberto em grande escala. Regionalmente, a assinatura geoquímica e estrutural de Chamé está sendo replicada ao longo do lineamento de São Vicente em vários alvos recém-identificados”.
O alvo Chamé está localizado dentro do lineamento de São Vicente, importante zona de cisalhamento crustal mineralizada, caracterizada por uma geometria curvilínea que se estende por aproximadamente 60 km através do Quadrilátero Ferrífero, seguindo uma orientação estrutural noroeste-sudeste. Este lineamento contém diversos depósitos de ouro orogênico e prospectos de exploração, incluindo a mina Santa Isabel, a mina Marzagão, Bahú, Engenho d’Água, Bicalho, Bela Fama e Morro Velho, entre outros.
Carregando recomendações...