Brasil Mineral Logo
MINÉRIO DE FERRO

Itaminas vai construir corredor sustentável no Oriente Médio

Por evando
Itaminas vai construir corredor sustentável no Oriente Médio

A Itaminas assinou um acordo de cooperação com a Hafeet Rail, em cerimônia realizada na sede da empresa, em Abu Dhabi, no último dia 22 de maio, para desenvolver as bases para um corredor logístico sustentável de exportação de minério de ferro para Omã e Emirados Árabes Unidos (EAU). O acordo com a Hafeet Rail viabiliza a integração da cadeia de suprimentos da mineração, transportando o minério de ferro produzido pela Itaminas em Sarzedo, Minas Gerais, até o Oriente Médio.

Com o polo logístico, a Itaminas consegue ampliar e presença internacional que servirá como porta de entrada para a região e abrirá novas oportunidades para outras mineradoras brasileiras. A parceria viabilizará que outras empresas possam acessar o mercado do GCC e do Oriente Médio de forma eficiente e competitiva. Com infraestrutura ferroviária de última geração, a Hafeet Rail atuará como integradora, conectando portos, zonas industriais e centros consumidores em toda a região. Por meio da Itaminas, será possível implementar operações conjuntas, compartilhando infraestrutura e know-how, o que fortalece o setor mineral brasileiro como um todo.

A parceria firmada com a Hafeet Rail é fruto de muito diálogo com os principais agentes da região, incluindo a própria Hafeet Rail, que desempenha papel central nessa iniciativa. A Hafeet Rail, uma joint venture formada pelo Grupo ASYAD (Omã), Etihad Rail e Mubadala Investment Company (Emirados Árabes Unidos), é a primeira ferrovia transfronteiriça a conectar Omã e os EAU, sendo uma operadora logística estratégica especializada em soluções ferroviárias integradas para o transporte industrial em larga escala. Sua expertise em infraestrutura ferroviária sustentável e sua posição geográfica privilegiada fazem dela um elemento-chave na criação de um corredor logístico verde entre o Brasil e o Oriente Médio. “A assinatura desse acordo de cooperação representa um marco na história da Itaminas. Estamos avançando com firmeza no nosso projeto de internacionalização. Omã e os Emirados são parceiros estratégicos para o nosso futuro. Acreditamos na construção de uma cadeia de suprimentos mais sustentável, eficiente e de longo prazo”, afirma Thiago Toscano, CEO da Itaminas.

O acordo de cooperação foi assinado por Thiago Toscano, CEO da Itaminas, e Ahmed AlMusawa AlHashemi, CEO da Hafeet Rail, com a presença de Argeu Géo, membro do Conselho da Itaminas, e Argeu Géo Filho, vice-presidente de Operações. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Itaminas para oferecer soluções logísticas sustentáveis e completas, que conectarão cadeias globais de suprimento ao coração da região. Estamos lançando as bases para um corredor totalmente integrado que apoia o crescimento industrial e abre novas oportunidades para o setor de aço em Omã, nos Emirados e em toda a região”, disse o CEO da Hafeet Rail, Ahmed AlMusawa AlHashemi. “O GCC se destaca como um dos principais polos de desenvolvimento do mundo, combinando infraestrutura de ponta, excelência industrial e soluções logísticas de classe mundial. A Itaminas tem orgulho de fazer parte desse ecossistema, contribuindo com minério de ferro de alta qualidade, essencial para acelerar a transição energética e construir uma cadeia de valor alinhada à agenda de descarbonização”, afirma Argeu Géo Filho, vice-presidente de Operações.

A iniciativa só será possível devido ao acordo estratégico entre a Itaminas e o Porto Sudeste, que permite o escoamento eficiente e competitivo do minério de ferro para a região do Golfo. O projeto está alinhado à visão de longo prazo da empresa de conectar suas operações aos mercados globais por meio de soluções inovadoras e sustentáveis. “Essa parceria também representa um avanço importante para Minas Gerais, estado que concentra a maior parte da produção mineral do Brasil. Ao criar novas rotas e mercados para o minério de ferro mineiro, a Itaminas está gerando empregos, impulsionando a economia local e ampliando a presença internacional do estado. Em uma escala mais ampla, o projeto fortalece o papel do Brasil como fornecedor estratégico de recursos naturais, em linha com os compromissos globais de sustentabilidade e com foco na diversificação dos destinos de exportação”, afirma Argeu Géo, membro do Conselho da Itaminas. Com o negócio, a Itaminas assume a liderança na construção de novas rotas comerciais entre o Brasil, Omã e os Emirados Árabes Unidos, além de abrir um novo capítulo para a mineração brasileira no cenário internacional. A inauguração de rotas diretas de exportação de minério de ferro com foco em descarbonização e integração logística vai propiciar que a empresa promova uma transformação estrutural na forma como o Brasil se conecta ao mundo. Mais do que participar, a Itaminas está liderando um movimento histórico, posicionando-se como referência na transição energética global e na construção de uma cadeia de valor mais sustentável, eficiente e voltada para o futuro.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados