Brasil Mineral Logo
OURO

Jaguar Mining obtém suspensão parcial de interdição em Turmalina

Jaguar Mining obtém suspensão parcial de interdição em Turmalina

A suspensão parcial decorre de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho confirmando que os auditores do trabalho podem suspender as interdições quando as condições de segurança forem cumpridas.

A Jaguar Mining Inc. registrou um marco significativo rumo à retomada segura e eficiente das operações em seu Complexo MTL, que inclui a Mina Turmalina e a planta de processamento. A mineradora recebeu uma Ordem de Suspensão Parcial de Interdição do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado de Minas Gerais que suspende formalmente as restrições a seções específicas da pilha Satinoco na Mina Turmalina e representa um avanço crucial no plano abrangente da Jaguar para retomar as operações plenas no Complexo MTL.

A suspensão parcial decorre de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho confirmando que os auditores do trabalho podem suspender as interdições quando as condições de segurança forem cumpridas, sem necessidade de autorização externa prévia. A empresa afirma que tem trabalhado diligentemente com as autoridades reguladoras para garantir que todas as medidas de segurança e protocolos operacionais necessários estejam em vigor nas áreas agora liberadas. A ordem aplica-se a duas regiões distintas da pilha Satinoco: Uma perto da fábrica de enchimento de pasta e das instalações de tratamento de efluentes e outra no prédio próximo à área que abriga oficinas de manutenção e um edifício destinado a escritórios.

Mesmo com a suspensão parcial, as restrições permanecem em vigor para outras áreas não explicitamente abrangidas por esta ordem. A empresa diz que continua trabalhando proativamente com as autoridades para atender a todos os requisitos restantes para a retomada completa das atividades em Turmalina. Este desenvolvimento representa um passo crucial na estratégia mais ampla da Jaguar para resolver de forma segura e sistemática todas as questões relacionadas ao incidente com a Satinoco e avançar rumo à retomada completa das operações no Complexo MTL. O acesso a essas áreas específicas permite que a empresa avance com trabalhos preparatórios essenciais, incluindo manutenção, avaliações de infraestrutura e melhorias adicionais de segurança, que são pré-requisitos para uma retomada gradual das operações.

Esse progresso reduz significativamente os riscos do cronograma geral de retomada e reforça o compromisso da Jaguar com a integridade operacional, a segurança e a conformidade regulatória. “O recebimento desta ordem de suspensão parcial para a pilha de rejeitos/estéril de Satinoco representa um passo concreto e altamente encorajador em nosso plano de retomar as operações na Mina Turmalina e em todo o Complexo MTL. Embora seja uma remoção parcial, ela proporciona acesso crucial a áreas operacionais importantes, incluindo a planta de enchimento de pasta, permitindo-nos acelerar os preparativos para uma retomada segura e completa. Continuamos totalmente focados em cumprir todos os requisitos pendentes e estamos confiantes de que esse progresso solidifica ainda mais nosso caminho para trazer a Mina Turmalina de volta à produção, gerando, em última análise, maior valor para nossos acionistas”, disse Luis Albano Tondo, CEO da Jaguar.

Carregando recomendações...

Artigos Relacionados