Lançado aplicativo que alerta sobre riscos

Além de informações sobre barragens, o PROX relaciona ainda outros tipos de riscos, como Hidrológicos, Geológicos, de Queimadas e Descarga Elétrica.
As comunidades residentes em áreas próximas a barragens – sejam elas de companhias de mineração ou não – vivem em constante alerta. Visando aumentar o conceito de segurança para esses núcleos e para a população em geral, foi lançado oficialmente dia 17 de novembro o aplicativo PROX, desenvolvido pela CEMIG e que contou com a parceria do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração) e do Mining Hub. A ferramenta já está disponível gratuitamente para download, nas plataformas IOS e Android.
Conforme explicou Ivan Carneiro, gerente de Planejamento Energético da CEMIG, além de informações sobre barragens, o PROX relaciona ainda outros tipos de riscos, como Hidrológicos, Geológicos, de Queimadas e Descarga Elétrica, “de forma a multiplicar a segurança”.
Raul Jungmann, presidente do Ibram, informou que, dentre suas associadas, 11 mineradoras já alimentam o app com informações oficiais e seguras sobre suas estruturas de contenção de rejeitos e que testes para conferir a eficácia da ferramenta foram realizados nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabirito, ambas com atividades de mineração. Em sua análise, em pouco tempo outras 60 mineradoras estarão “entrando no processo”.
O PROX é uma ferramenta importante para que a população que mora no entorno de áreas de risco possa ter acesso a uma série de informações de forma ágil e eficiente. Além de disponibilizar dados em tempo real do seu entorno, os usuários também receberão alertas de segurança, com base em informações fornecidas pelos parceiros e dos agentes de resposta, como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.
Júlio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Ibram, lembrou que o aplicativo não substitui os Planos de Ação de Emergência, “mas contribui para a chamada redundância da comunicação, tornando-a ainda mais eficiente, além de facilitar o compartilhamento de dados para autoproteção”.
Após baixar o aplicativo, o usuário realiza o cadastro georreferenciado de seu aparelho móvel e pode customizar os alertas, de acordo com a sua localização, para receber informações precisas sobre a sua região.
A interface foi desenvolvida para que o PROX se torne uma ferramenta de consulta a dados hidrológicos, geológicos e operações de barragens. Além disso, apresenta pontos de encontro próximos à localização dos usuários, com orientações sobre rotas de fuga e oferece os contatos dos principais agentes de resposta.
Carregando recomendações...