
A Lithium Ionic Corp. contratou a RTEK International DMCC como consultora estratégica para acelerar o desenvolvimento de seu principal Projeto Bandeira Lithium, localizado no Vale do Lítio, em Minas Gerais. A parceria de longo prazo integra expertise de lítio de classe mundial à equipe do proprietário da Lithium Ionic à medida que o projeto faz a transição da viabilidade para a construção e operações.
Segundo a Lithium Ionic, a RTEK é reconhecida globalmente por sua expertise técnica e operacional no setor de lítio e tem uma equipe com mais de 80 anos de experiência combinada em lítio em operações químicas e metalúrgicas, desenvolvimento de processos, geologia e execução de projetos. O histórico de acelerar cronogramas de projetos com o objetivo reduzir a intensidade de capital e lançar operações de lítio bem-sucedidas globalmente será fundamental para desbloquear o valor total do Projeto Bandeira. “Estamos entusiasmados em receber a equipe profundamente experiente da RTEK para dar suporte à próxima fase de crescimento da Bandeira. Sua expertise específica em lítio, combinada com um histórico de entrega de operações de alto desempenho, alinha-se perfeitamente com nossa visão para a Bandeira. Com a construção se aproximando, o envolvimento da RTEK fortalece nossas capacidades de execução e traz insights valiosos do sucesso comprovado no Vale do Lítio do Brasil”, disse Blake Hylands, P.Geo., CEO da Lithium Ionic.
Liderada por uma equipe globalmente reconhecida de veteranos da indústria de lítio, incluindo Brian Talbot, Nicholas Rowley, Noel O'Brien e Rodrigo Roso, a RTEK conduzirá uma revisão detalhada do Estudo de Viabilidade NI 43-101 da Lithium Ionic, identificando oportunidades para otimizar o projeto da planta e da mina, reduzir CAPEX e OPEX e explorar estratégias para comprimir o cronograma de desenvolvimento, posicionando a Bandeira como uma das próximas produtoras de lítio de alto impacto do Brasil. Além do gerenciamento de engenharia e planejamento de construção, a RTEK também desenvolverá uma estratégia operacional abrangente, o que inclui otimizar processos, gerenciar comissionamento e supervisionar atividades de ramp-up para garantir o melhor desempenho de produção da categoria.
Fundador e diretor da RTEK, Brian Talbot comentou o entusiasmo em unir forças com a Lithium Ionic em um momento tão crucial no desenvolvimento do Projeto Bandeira. “Com uma base sólida já estabelecida, vemos um excelente potencial para acelerar o avanço deste projeto para a produção aplicando estratégias comprovadas em otimização de design, eficiência de custos e disciplina de execução. Bandeira tem todas as características de uma operação de lítio globalmente competitiva, e estamos ansiosos para ajudar a desbloquear esse valor como parte da equipe do proprietário”. Talbot já atuou como Diretor de Operações da Sigma Lithium, onde fez a transição bem-sucedida do Projeto Grota do Cirilo no Brasil da construção para a produção. Na Galaxy Resources (agora Arcadium Lithium), ele desempenhou um papel fundamental na duplicação da produção na mina Mt. Cattlin na Austrália e na promoção de melhorias operacionais. Sua profunda experiência em tecnologia de separação de mídia densa (DMS), otimização de processos e desenvolvimento de minas tem consistentemente fornecido resultados sólidos, tornando-o fundamental para posicionar a Bandeira como uma futura produtora líder de lítio.
Carregando recomendações...