Minas Gerais quer estratégia de longo prazo para as terras raras no estado

O governo de Minas Gerais promoveu, no dia 18 de agosto, em Belo Horizonte, uma reunião estratégica para discutir o futuro das terras raras no estado, recursos minerais considerados essenciais para tecnologias de ponta e de alto valor agregado.
O encontro partiu de um chamamento feito pelo governador Romeu Zema como forma de consolidar uma estratégia de longo prazo visando assegurar a liderança mineira na cadeia produtiva desses elementos, conciliando atração de investimentos, sustentabilidade ambiental e geração de empregos qualificados, uma vez que o estado é detentor de grandes jazidas no Sul de Minas.
De acordo com o governo mineiro, a reunião reforça a postura proativa de Minas Gerais diante do atual cenário geopolítico, marcado por disputas comerciais e pela crescente demanda global por minerais estratégicos, especialmente após recentes movimentos dos Estados Unidos para reduzir sua dependência da China.
Além do governador, o encontro reuniu a secretária de Estado Mila Costa (Desenvolvimento Econômico), o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, representantes das empresas Meteoric Resources e Viridis Mining & Mineral, que já realizaram grandes investimentos no estado, além dos prefeitos de Poços de Caldas e Caldas, municípios mineiros detentores das maiores reservas dos minerais.
Minas Gerais abriga uma das maiores jazidas de terras raras do mundo, localizada na região de Poços de Caldas, Caldas e Andradas, com potencial para atender até 20% da demanda global. Conforma comunicado do governo de Minas, as empresas Meteoric e Viridis trazem tecnologia inédita no hemisfério sul, como a reciclagem e o refino de ímãs de alto desempenho. A Meteoric, com o Projeto Caldeira, já aplicou US$ 80 milhões e mantém acordos estratégicos internacionais, enquanto a Viridis, responsável pelo Projeto Colossus, destinou R$ 120 milhões para infraestrutura de beneficiamento e separação química.
Carregando recomendações...